Um pouco mais sobre o polo de Governador Valadares - MG, um dos polos do CEAD que serão visitados pelo INEP em 2014

A cidade de Governador Valadares foi fundada em 1938 e conta com uma população de 263.594 habitantes, de acordo com o censo IBGE de 2010, o que a torna o nono município mais populoso do estado de Minas Gerais e o primeiro de sua mesorregião e microrregião. A cidade de Governador Valadares e região têm sofrido em sua história vários ciclos exploratórios, começando pela exploração aos índios, passando pelo ciclo da mica, explorada pelos EUA; e terminando com o envio de mão de obra para os Estados Unidos. Tal exploração trouxe um cerceamento à educação de qualidade bem como manteve o domínio sobre a manutenção da hegemonia política econômica da região.

Nesse contexto surge o polo UAB de Governador Valadares e, com ele, o Curso de Administração Pública da UFOP. A demanda pelo curso sempre foi uma das maiores do polo, não só porque é o único bacharelado em oferta, como também pela possibilidade de se formar gestores capazes de manter uma visão privilegiada sobre os mecanismos da Administração Pública. Governador Valadares possui quatro cursos de Administração, presenciais, em escolas particulares. O CEAD/UFOP apresenta, nesse curso, dois importantes diferenciais: foco no serviço público e ensino a distância.

Assim é possível evidenciar que o Curso de Administração Pública do CEAD tem valor considerável pela população, é procurado como primeira ou segunda graduação e poderá lançar luz sobre a construção ou confirmação de uma gestão pública que privilegie a população, considerando os interesses coletivos acima dos interesses individuais. Seu grande desafio é considerar as condições sociais do local e as influências globais e migratórias sobre a cidade, gerindo com qualidade os recursos públicos existentes.