Profa. Marger Viana participa de Reunião Latinoamericana de Matemática Educativa

Entre os dias 20 e 24 de julho, a professora do CEAD-UFOP, Marger Conceição Viana, participou da XXIX Reunión Latinoamericana de Matemática Educativa, na cidade do Panamá - Panamá.

Como convidada, a professora que é pioneira no uso do cinema em sala de Matemática, apresentou a Conferência Especial “EL CINE EN EL PROCESSO DE ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE DE LAS MATEMÁTICAS”, expondo resultados de pesquisas concluídas por ela e seus orientandos de Educação Matemática envolvendo o uso de filmes comerciais na sala de aula de Matemática.

Marger Viana apresentou também o Relatório de Investigação "AS CONTRIBUIÇÕES DA ETNOMATEMÁTICA E DA PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA DOS ALUNOS” elaborado em conjunto com o professor Milton Rosa também do CEAD-UFOP e Gelindo Martineli Alves mestre em Educação Matemática orientado por ambos.

A professora expôs também o Relatório de Investigação “AS AVALIAÇÕES EXTERNAS E A ESCOLA: A ARTICULAÇÃO ENTRE RESULTADOS E AS PRÁTICAS NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA” realizado em conjunto com seu orientando do mestrado Profissional em Educação Matemática Roberto Arlindo Pinto.

A RELME, que é o principal evento de Educação Matemática das Américas promovido pelo CLAME - Comitê Latinoameriacano de Matemática Educativa, contou com a participação de pesquisadores de quase todos os países da América do Sul, da América Central e dos Estados Unidos (da América do Norte) e Espanha (da Europa). Sendo do México o maior número de participantes o que acontece também no CLAME, no qual a única representante brasileira é a professora Marger Viana.