Professores Milton Rosa e Daniel Clark Orey participam de Seminário Internacional

Os professores Milton Rosa e Daniel Clark Orey do DEGEP/CEAD participaram do VI Seminário Internacional de Educação Matemática (VI SIPEM), que foi realizado na cidade de Pirenópolis, Goiás, no período de 15 a 19 de Novembro de 2015.

Os professores Milton e Daniel participaram do grupo de trabalho GT05 – História da Matemática e Cultura, apresentando os trabalhos intitulados Etnomatemática: um programa de pesquisa lakatosiano e Utilizando as perspectivas êmica, ética e dialógica em pesquisas em etnomodelagem. Prof. Milton também participou como coordenador da sessão intitulada Etnomatemática: pesquisa e reflexão teórica. Prof. Daniel foi eleito para ser um dos autores do capítulo do livro sobre as pesquisas apresentadas no GT05, a ser publicado em inglês, pela Springer, em 2017. Prof. Milton Rosa também foi eleito vice-coordenador do GT05 para o triênio 2015-2018.

Além da participação das atividades propostas no evento, os professores Milton e Daniel também participaram das discussões relacionadas com a Base Nacional Comum Curricular (BNC), auxiliando na elaboração do relatório do GT05 e, também, do Debate sobre a BNC promovido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) com a participação do Prof. Ítalo M. Dutra, da Diretoria de Currículos e Educação Integral do Ministério da Educação e Cultura (MEC).

O SIPEM tem como finalidade promover o intercâmbio entre grupos de pesquisa que, em diferentes países, se dedicam às investigações na área da Educação Matemática. Esse seminário pretende, dessa maneira, divulgar as pesquisas brasileiras e promover o encontro dos pesquisadores que se dedicam às essas investigações, proporcionando-lhes a possibilidade de conhecer os estudos que estão sendo realizados em diferentes instituições nacionais e internacionais. Além disso, o SIPEM propicia a formação de grupos integrados de pesquisa, ao congregar pesquisadores brasileiros e internacionais, possibilitando o avanço das pesquisas em educação matemática em nosso país e no mundo.