Profa. Marger Viana publica capítulo no livro "Educação Matemática: Diálogos teóricos e metodológicos"

A Professora Marger da Conceição Ventura Viana do DEGEP/CEAD-UFOP publicou o capítulo intitulado A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA, no livro EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DIÁLOGOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS, organizado por Niusarte Virginia Pinheiro, Silvia Swain Caôas, Lais Couy e Greyd Cardoso Mattos, pela Opção Editora.

Nesse capítulo, a professora Marger apresenta a avaliação da aprendizagem na sala de aula distinguindo-a da avaliação dos sistemas educacionais que possuem finalidades diferentes. Se a segunda avaliação é para medir a eficiência dos sistemas de ensino, a primeira enquanto integrante do processo de ensino aprendizagem incorpora funções importantes para a realização deste processo.

O texto contém uma introdução histórica ao tema numa crítica à avaliação enquanto instrumento de exclusão. Considera-a como um sistema de atividades integradas ao processo de ensino aprendizagem, compreendido no paradigma histórico cultural. A seguir, apresenta e discorre sobre quatro funções da avaliação: a de diagnóstico, a de controle, a projetiva e a educativa, finalizando com acepções à autoavaliação. Na segunda parte do texto há um breve relato dos resultados de pesquisas realizadas pela autora e seus orientandos sobre a avaliação da aprendizagem de matemática em escolas do Ensino Fundamental e Médio em cidades da região dos Inconfidentes no estado de Minas Gerais. O texto também tem o intuito de servir de aperitivo para o leitor atento e interessado em se aprofundar no tema.