Professores Milton Rosa e Daniel Clark Orey publicam artigo

Os professores do DEGEP/CEAD, Milton Rosa e Daniel Clark Orey, publicaram, juntamente com o Prof. Davidson Paulo Azevedo Oliveira, do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), campus de Ouro Preto, o artigo intitulado Delineando e Conduzindo o Método Misto de Pesquisa em Investigações em Educação Matemática. Esse artigo foi publicado no volume 8, do Número Temático sobre Metodologia de Pesquisa em Educação Matemática, da Revista Perspectivas da Educação Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Nesse artigo, os autores estudam a utilização do Método Misto de Pesquisa, que é uma tendência crescente em investigações, pois oferece uma alternativa metodológica aos pesquisadores e investigadores no entendimento de problemas complexos da educação enfrentados no processo de ensino e aprendizagem em matemática. A compreensão das combinações desse método possibilita a análise e a interpretação de dados coletados na condução de pesquisas e investigações em Educação Matemática, que buscam o desenvolvimento de práticas pedagógicas para a melhoria da aprendizagem em Matemática. Esse desenvolvimento metodológico em Educação tem contribuído para o interesse na utilização do Método Misto de Pesquisa em Educação Matemática, pois a utilização de mais de uma abordagem de pesquisa em um mesmo estudo oferece o entendimento aprofundado dos problemas complexos educacionais enfrentados na área educacional. Nesse contexto, o principal objetivo desse artigo teórico é discutir sobre a implantação desse método de pesquisa na Educação Matemática.

Confira o artigo!