Participe da II JORNADA do MULTDICS

O Grupo de Estudos MULTDICS - Multiletramentos e usos de tecnologias digitais na Educação tem como objetivo realizar pesquisas e trabalhos de ensino e extensão sobre os usos da leitura e escrita na sociedade contemporânea, a partir das chamadas múltiplas linguagens. Portanto, o grupo pretende estudar não apenas a linguagem verbal, área de formação de grande parte dos seus membros, mas também linguagens os sons e as imagens, estáticas ou em movimento, a música, dentre outras. Tudo isso relacionado à educação de crianças, jovens e adultos.

O grupo existe na UFOP desde 2012 e é responsável pela formação de cinco mestres em Educação, nesta área. Neste momento, há mais três trabalhos de mestrado em andamento. Além da supervisão de uma pesquisa de pós-doutoramento. Todas as pesquisas e trabalhos do grupo se voltam para a realidade da Região dos Inconfidentes, procurando contribuir para melhorar as condições de educação na região ou para dar visibilidade a projetos bem-sucedidos, que têm acontecido em escolas como a Escola Municipal René Giannetti ou o Instituto Federal de Minas Gerais, no Campus de Ouro Preto. Outro trabalho de destaque realizado no âmbito do MULTDICS foi um estudo sobre as formas de inserção na cultura escrita de um grupo de hip-hop da região de Ouro Preto e Mariana, o coletivo A Rede.

Neste ano, a Jornada contará com a participação da professora e pesquisadora RENATA JUNQUEIRA, da Universidade do Estado de São Paulo - UNESP, de Presidente Prudente, que falará sobre as diferentes linguagens em livros para crianças bem pequenas, de bebês a crianças de dois ou três anos.

O grupo também discutirá questões relativas às neurociências e aprendizagem, com a participação de professores e pesquisadores especialistas no tema, da própria UFOP. Também será apresentado um trabalho de pós-doutorado, pelo coordenador do Grupo MULTDICS, o Professor HÉRCULES CORRÊA, e a educadora do Museu da Inconfidência, CHRISTINE FERREIRA AZZI. As pesquisas de mestrado que estão sendo desenvolvidas, sobre o PNAIC, diferentes linguagens em aula de português, uso de tecnologia móvel e práticas de leitura em bibliotecas escolares também serão apresentadas e discutidas.

A II JORNADA DO GRUPO DE ESTUDOS MULTDICS acontecerá durante todo o dia 07 outubro, no auditório do CEAD-UFOP, no Campus Morro do Cruzeiro. O evento é aberto a toda a comunidade universitária e também são bem-vindas pessoas da comunidade em geral!

DATA: 07 de outubro

LOCAL: Auditório CEAD-UFOP

INSCRIÇÕES: eventomultiletramentos@gmail.com (envie um email com as seguintes informações: "Quero participar da Jornada do Multdics, com nome completo e instituição em que trabalha ou estuda, além de formas de contato: e-mail e telefone.")

 


Acesse aqui a programação