Prof. Wellington Tavares participa do livro "Inovação, Governança Digital e Políticas Públicas - conquistas e desafios para a democracia"

No dia 10 de novembro foi lançado, em Brasília/DF, o livro "Inovação, Governança Digital e Políticas Públicas - conquistas e desafios para a democracia" (ISBN: 978-85-8238-225-7) sob a organização da Prof.ª Christiana Freitas da Universidade de Brasília (UNB), publicado pela editora Arraes. O Prof. Wellington Tavares, do Departamento de Gestão Pública (DEGEP/CEAD-UFOP) participa do livro como autor em um dos capítulos, com a co-autoria da Prof.ª Ana Paula Paes de Paula (UFMG), sob o título: Democracia Digital e a Participação Cidadã na Gestão Pública via Internet.

O livro tem como objetivo central discutir perspectivas críticas associadas à ideia de governança digital, vista como um conjunto de processos para aprimorar os serviços públicos prestados e mecanismos desenvolvidos com o intuito de estimular a participação cidadã na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas. Ainda que instituída como Política Nacional em decreto de janeiro de 2016, Governança Digital é um termo ainda bastante questionado e controverso. Os artigos avaliam os benefícios e, especialmente, os desafios advindos da implementação dos mecanismos sociotecnicos e políticos de governança digital. Um exemplo desse posicionamento crítico desenvolvido pelos autores é a reflexão a respeito do controle social exercido sobre os indivíduos no processo de armazenamento de grandes quantidades de dados pessoais pelas organizações. O potencial de inclusão social a partir do uso de iniciativas de democracia digital também é questionado, indagando-se até que ponto a existência de determinadas iniciativas nessa esfera geram, de fato, a inclusão dos cidadãos em processos decisórios. Outras análises relevantes estão desenvolvidas nesse livro, resultado de uma coletânea de artigos apresentados no I Simpósio Internacional em Inovação e Governança Digital, em 2014, iniciativa que não teria sido possível sem o apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF) e do Centro de Pesquisa em Gestão, Inovação e Sustentabilidade (CPGIS) da Universidade de Brasília (UnB).