Programa de educação a distância produzido pelo Cead entra na programação da TV UFOP

11-08-2020 ead como vc faz

A TV UFOP disponibiliza em seu canal do YouTube e na TV a cabo a série de vídeos "EaD: como você faz?", criada pelo professor Lélis Maia de Brito, do Departamento de Gestão Pública do Centro de Educação Aberta e a Distância (Cead) da UFOP.

A série tem como objetivo oferecer dicas sobre o planejamento e a organização das aulas no ensino a distância. Nos vídeos são abordados temas como planejamento de conteúdo, atividades de aprendizagem e comunicação e design instrucional.

De acordo com o professor Lélis, "a ideia era criar um guia simples, objetivo, genérico, que tivesse clareza e que fosse algo rápido de ser visto. Além disso, gostaria de encorajar alguém que nunca ministrou um curso na modalidade a distância a comprar essa ideia".

Lélis afirma que a distribuição do material pela TV UFOP é essencial para alcançar outros professores. De acordo com ele, o material está sendo utilizado para capacitação dos docentes do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Campus Ouro Preto e da própria UFOP sobre tecnologias digitais para o Período Letivo Especial (PLE).

A parceria com a TV UFOP surgiu pela mobilização dos canais de TVs educativas em produzirem e organizarem conteúdos que pudessem ajudar o professor a enfrentar o desafio de trabalhar remotamente. "Trabalhando junto com o Cead, tanto nessa iniciativa quanto na exibição das aulas de gestão pública, estamos aproveitando um conteúdo de qualidade gerado dentro da própria Universidade para a nossa programação, ao mesmo tempo em que usamos nosso alcance para levar esses vídeos a um público mais amplo do que o Cead poderia ter em seus canais", afirma o coordenador de Comunicação Institucional da UFOP, Chico Daher.

Segundo Mírian Assumpção e Lima, professora do Departamento de Gestão Pública do Cead "a parceria com a TV UFOP é muito importante não só pelo público que podemos atingir, mas também pela melhoria na qualidade do material divulgado".

O canal de TV a cabo da TV UFOP pela Valenet tem cobertura em cerca de 70 cidades do interior de Minas Gerais, enquanto o canal do YouTube possui 6.120 inscritos, tendo até hoje sido visitado por mais de 3 milhões de pessoas. A série entrou na programação da TV na última semana, quando passou a lançar um vídeo por dia no canal do YouTube e na série de TV "Aulas abertas Cead".