Professores Milton Rosa e Daniel Clark Orey publicam capítulo em livro do NCTM dos Estados Unidos

Os professores Milton Rosa e Daniel Clark Orey publicaram o capítulo intitulado Brazil: The Streets of Ouro Preto no livro intitulado Math is a Verb: Activities and Lessons from Cultures Around the World do National Council of Teachers of Mathematics – NCTM dos Estados Unidos, publicado em 01/09/2014.

Esse livro é um guia para os professores que pretendem melhorar o processo de ensino e aprendizagem em matemática por meio da integração de exemplos e atividades de culturas ao redor do mundo. Nesse sentido, um dos objetivos desse livro é oferecer para os professores exemplos de atividades culturalmente situadas visando mostrar que os aspectos culturais e linguísticos podem influenciar no desenvolvimento do conhecimento matemático.

No capítulo escrito pelos professores Milton Rosa e Daniel Clark Orey, os autores oferecem exemplos de atividades matemáticas que enfatizam a interdisciplinaridade e a sua conexão com os aspectos etnomatemáticos do conhecimento. Dessa maneira, os alunos podem investigar as ideias, procedimentos e práticas matemáticas que podem ser encontradas em uma trilha de matemática conduzida pelas ruas de Ouro Preto, que tem por objetivo integrar a arquitetura, a história, a música e as atividades cotidianas realizadas pelo povo ouropretano.

 


Confira!