Webinário: Didáticas, Multiculturalismo e Saberes

WEBINÁRIO “DIDÁTICA(S), MULTICULTURALISMO E SABERES”

Datas: 28/09,  05/10,  19/10  e 26/10, às 19h30

Coordenação: Professora Dra. Márcia Ambrósio (UFOP)

O Webinário Didática(s), multiculturalismo e saberes é uma ação do Projeto de Extensão Portfólio/webfólio de aprendizagem: inovação no processo de ensinar, aprender e avaliar articulado com a disciplina de Didática 1: As bases Pedagógicas do Trabalho Escolar, do Curso de Licenciatura em Pedagogia (DEETE/UFOP). O WebEvento, focado na formação docente e discente, tem como objetivo refletir sobre as abordagens contemporâneas da Didática por meio de uma perspectiva multi/intercultural crítica e do trabalho pedagógico centrado em projetos.

Contaremos com a presença de convidados(as) renomados(as) na área de didática, multiculturalismo e projetos de trabalhos.

Público:estudantes e docentes da UFOP, estudantes e docentes de outras IES, docentes da Educação Básica e outros(as) profissionais interessados(as).

Webfólio do Webinário: Playlist no Canal do You Tube da Profa. Márcia Ambrósio – DEETE/UFOP ( inscreva-se e ative o sininho).

Programação

O Webinário será composto de quatro WebEncontros nos  dias  28/09 de setembro e  05/10,  19/10  e 26/10 de outubro  de 2021.

Temas a serem abordados:

1.      A Didática multi/intercultural crítica e o trabalho pedagógico centrado em projetos: (re)construindo caminhos para a reinvenção da escola;

2.      A função social do ensino e a concepção sobre os processos de aprendizagem;

3.      O ensino segundo as tipológicas dos conteúdos e as sequências didáticas.

4.      As relações interativas em sala de aula: o papel dos(as) docentes e dos(as) discentes.

Apresentações de ex-estudantes da disciplina de Didática(UFMG) e Licenciatura em Pedagogia da UFOP:

Depoimentos de ex-estudantes sobre a relação pedagógica docente, suas influências na formação profissional/pessoal e desencadeamentos em suas práticas docentes atuais.

Nuno Arcanjo (Poeta e Empreendedor), Professor Reginaldo Silva (Intérprete de Libras no IFSULDEMINAS), Evandro Heringer (Artista popular), Rodolfo Hampe (Professor de Educação Física), Érica Resende (Psicopedagoga Clínica e Institucional) e outros(as).

23-09-2021 Webinario-Didatcia 1-WebEncontro

Programação do Webinário