Alunas da educação a distância no Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (PIVIC/UFOP)

As alunas do curso de Pedagogia do Departamento de Educação e Tecnologias (DETEC) do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) Elenice Procópio Araújo, do polo de apoio presencial de Ipatinga, e Poliane Aparecida Pereira Cândido, do polo de apoio presencial de João Monlevade, foram aprovadas para participarem do Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica da Universidade Federal de Ouro Preto (PIVIC/UFOP). Ambas foram selecionadas pelo professor André Duarte para atuarem na pesquisa Educando com Mídias: produção e uso de artefatos midiáticos na Educação a partir da qual serão investigadas formas de apropriação de tecnologias gratuitas e de baixa complexidade no contexto da prática pedagógica. Além da contribuição que a pesquisa proporcionará às reflexões e práticas de formação docente relacionadas ao uso de tecnologias na Educação, a participação das alunas na iniciação científica propiciará às mesmas a ampliação da sua formação, abrindo novas perspectivas acadêmicas.

De acordo com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFOP, a iniciação científica pode ser entendida como:

“[...] um instrumento que permite introduzir os estudantes de graduação potencialmente mais promissores no ambiente de pesquisa e produção científica, despertando vocações e incentivando os que se destacam em seu desempenho acadêmico. É a possibilidade de colocar o aluno desde cedo em contato direto com a atividade científica e engajá-lo na pesquisa.”

Outro aspecto que cumpre salientar é que este é mais um importante passo na direção da busca de maior participação dos alunos da educação a distância nos programas institucionais da UFOP, tais como monitorias, Pró-Ativa, participação em eventos, iniciação científica, extensão, mobilidade acadêmica nacional e internacional, dentre outros. Para tanto, é necessário que os alunos estejam constantemente atentos aos editais publicados no site da UFOP para se informarem e procurarem entrar em contato com seus professores a fim de verificar a possibilidade de participação nesses programas.

Maiores informações podem ser encontradas nas páginas de cada programa ou setor responsável. Abaixo seguem alguns exemplos:

Monitorias (PROGRAD)
Pró-Ativa (PROGRAD)
Participação em eventos/Auxílio eventos (PROGRAD, PROPP)
Mobilidade acadêmica nacional (PROGRAD)
Mobilidade acadêmica internacional (PROGRAD/CAINT)
Programa Jovens Talentos (PROGRAD)
Iniciação científica (PROPP)
Extensão (PROEX)