Quarto Encontro com Orientadores de Estudos - PNAIC / CEAD-UFOP

Entre os dias 25 a 28 de Novembro de 2014, aconteceu na cidade de Poços de Caldas – MG, o Quarto Encontro com Orientadores de Estudos do PNAIC –UFOP.

Na ocasião a Coordenadora Geral do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa da Universidade Federal de Ouro Preto, Profa. Dra. Adriana Maria Tonini realizou a abertura institucional do evento e entregou simbolicamente aos Coordenadores Locais e Orientadores de Estudos dos municípios do Sul de Minas os Kits da Provinha Brasil - Avaliando a Alfabetização - Matemática, produzidos pela Equipe Gestora, Supervisão Pedagógica e Professores Formadores do PNAIC-UFOP. Além da entrega simbólica do Cartão de Natal e do folder com a programação oficial do Seminário Final que acontecerá em fevereiro de 2015.

Entre os palestrantes que estiveram presentes no dia 28 de novembro no Complexo Cultural da Urca, o Prof. Dr. José Geraldo Pedrosa do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, proferiu uma palestra contagiante abordando o seguinte tema: Sentidos da Educação Escolar no Tempo Presente. Os Coordenadores Locais, Orientadores de Estudos e demais presentes contaram ainda com uma exposição da Sala de Recurso, elaborada pela segunda palestrante do dia, Profa. Olinta Eliana Reis que demonstrou na prática como reutilizar materiais reciclados na sala de aula, tornando a prática pedagógica mais diversificada e atraente para os alunos.

Neste quarto e último encontro do ano de 2014 a Equipe de Professores Formadores, sob orientação da Coordenação Adjunta e da Supervisão Pedagógica do PNAIC – UFOP levaram para os Orientadores de estudos, durante os quatro dias de formação continuada um estudo detalhado sobre o Kit complementar do MEC A Cor da Cultura, endossando a importância de valorizar a cultura negra, suas origens e seu patrimônio imaterial. As professoras formadoras do PNAIC – UFOP, além de demonstrarem de forma prática, como trabalhar a cultura negra na sala de aula, propuseram a confecção de uma colcha de retalhos, retratando os sentimentos e pensamentos de todas as cursistas presentes nestes dias de formação.

O principal objetivo do Pacto é apoiar os professores alfabetizadores no planejamento das aulas e no uso articulado dos materiais e das referências curriculares e pedagógicas dos eixos Materiais Didáticos, Literatura, Tecnologias Educacionais Digitais e Avaliação.