Prof. Wellington Tavares publica artigo na revista "Smart Cities"

O Prof. Wellington Tavares, do Departamento de Gestão Pública (DEGEP), publicou, com a coautoria de Vitor N. Coelho, Thays A. Oliveira e Igor M. Coelho, o artigo intitulado Smart Accounts for Decentralized Governance on Smart Cities na revista Smart Cities.

O trabalho resulta de uma parceria de pesquisa e apresenta possibilidades de última geração para o uso de recursos de contratos inteligentes para governança de cidades inteligentes. Auxiliado pelo blockchain, o uso dessas ferramentas pode proporcionar uma transição que a sociedade atualmente necessita devido à enorme quantidade de informações que chega aos cidadãos. O mecanismo central deste estudo está no escopo de contas inteligentes e identidades digitais. Esses tópicos abrangem tendências de cidades inteligentes que buscam aumentar a participação dos cidadãos no processo de tomada de decisão social, de uma forma transparente que geralmente é gerenciada em sistemas descentralizados. Definimos um conjunto de funcionalidades disponíveis que podem guiar automaticamente o fluxo de recursos, após a conclusão de processos de votação também realizados em ambientes de confiança de ledgers distribuídos. Ao apresentar ideias inovadoras e descrever didaticamente as possibilidades, pretendem promover a consciência das capacidades do blockchain entre leitores, alunos, tomadores de decisão e, principalmente, a geração mais jovem.

O artigo pode ser encontrado na edição especial da revista, organizada pelo Prof. Dr. Pierluigi Siano, da Universidade de Salerno na Itália. A revista Smart Cities é um periódico internacional, científico, revisado por pares e de acesso aberto sobre ciência e tecnologia de cidades inteligentes. A revista se concentra em engenharia elétrica para cidades inteligentes; Engenharia da computação e engenharia de tecnologia da informação para cidades inteligentes; Sistemas ciberfísicos e realidade virtual para cidades inteligentes; Hospitais inteligentes e informática em saúde; Transporte e mobilidade, publicado trimestralmente online pela MDPI.

A versão digital do artigo pode ser acessada a partir do link: https://www.mdpi.com/2624-6511/4/2/45