Professores do DEGEP MIlton Rosa e Marger da Conceição Ventura Viana publicam artigo na Revista Acta Scientiae

Os professores do DEGEP Milton Rosa e Marger da Conceição Ventura Viana e o seu ex-orientando do Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFOP, Davidson Paulo Azevedo Oliveria do IFMG Campus Ouro Preto , publicaram o artigo intitulado Reflexões sobre a Perspectiva Sociocultural da História da Matemática na Revista Acta Scientiae de Qualis/Capes B1.

Nesse trabalho os autores discutem sobre a História da Matemática (HM) como uma ferramenta pedagógica que pode ser considerada como uma metodologia de ensino promissora para o ensino e a aprendizagem em Matemática. Assim, discute-se neste artigo teórico, a perspectiva sociocultural da HM como uma possibilidade didática, em que a época na qual o conhecimento matemático foi construído e, também, o contexto sociocultural no qual esse conhecimento foi desenvolvido devem ser analisados.

Assim, conhecer a HM pode instrumentalizar os professores para entenderem algumas dúvidas e questionamentos dos alunos, que podem parecer simples à primeira vista, mas se forem analisados historicamente, foram problemas que ocuparam, durante séculos, as mentes grandiosas de muitos matemáticos.

 


Confira o artigo!