Curso de extensão “O Circuito do Trem em Ouro Preto/Mariana-MG: Contribuições para Alfabetização Cartográfica nos Anos Iniciais da Educação Básica”

O curso de extensão “O Circuito do Trem em Ouro Preto/Mariana-MG: Contribuições para Alfabetização Cartográfica nos Anos Iniciais da Educação Básica” atende a 25 professores regentes dos Anos Iniciais da Educação Básica dos municípios de Conselheiro Lafaiete, Diogo de Vasconcelos, Mariana, Ouro Preto e SER – Superintendência Regional de Ensino.

Os encontros ocorrem aos sábados, das 08h às 12h, no Laboratório de Práticas Pedagógicas “Profa. Hebe Rôla”, no Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto. Os coordenadores do Projeto, Prof. Jacks Richard de Paulo, Profa. Maria Antonia T. de Oliveira Endo e Profa. Marta Bertin, estão vinculados ao Departamento de Educação (DEEDU/ICHS) e Departamento de Educação e Tecnologias (DEETE/CEAD).

Durante o curso, estão sendo abordados pelos professores aspectos relacionados às noções cartográficas e as contribuições destas para a leitura de mundo em nossas relações cotidianas, visto que, muitas pessoas apresentam dificuldades em usufruir das riquezas de tais tipos de informações, principalmente, por desconhecerem tais conceitos que representam aspectos basilares para os ensinamentos de Geografia. Desta forma, o objetivo principal desta proposta visa proporcionar novas possibilidades metodológicas de ensino e de aprendizagem de Geografia para a alfabetização/letramento cartográfico, pois acreditamos que tais noções devem ser trabalhadas desde os anos iniciais da Educação Básica, com o intuito de promover junto aos alunos a possibilidade de identificar e interpretar signos que viabilizam o (re)conhecimento e a representação do espaço.