Lançamento do livro "Mediação tecnológica e formação docente" no dia 19/05 no auditório do CEAD
- Publicado em 10.05.17
Com imenso prazer convidamos para o lançamento do livro Mediação tecnológica e formação docente, organizado pelos professores Hércules Tolêdo Corrêa e Márcia Ambrósio, no dia 19 de maio de 2017, às 15h30 no auditório do CEAD.
Teremos uma mesa-redonda com a presença dos organizadores e também o lançamento de outras obras.
Este livro reúne textos de diferentes autores da área em um debate sobre a mediação tecnológica e a formação docente, dialogando com as diretrizes para a educação básica, na busca de possibilidades metodológicas para a EaD.
Tem como propósito desvelar o avanço das práticas pedagógicas na Educação a Distância, procurando melhorias na qualidade da educação oferecida nas escolas da rede pública de educação básica do Brasil e contribuindo para a formação de professores, nos cursos de licenciatura mediados pelas tecnologias digitais. Ademais, enfatiza práticas exitosas e estimula novas experiências acadêmicas em ambientes virtuais de aprendizagem. Desse modo, focaliza os seguintes aspectos:
1. A mediação tecnológica na formação docente;
2. A importância da linguagem e suas disciplinas na formação de pedagogos;
3. A questão dos letramentos na produção de materiais didáticos para uso na EaD;
4. A avaliação na EaD, em diferentes áreas do conhecimento e o uso do portfólio/webfólio no ensino superior;
5. O ensino da História por meio de jogos digitais em rede e por meio de projetos coletivos de conhecimento na EaD;
6. A sala virtual de coordenação pedagógica como espaço de cogestão dos tutores e do professor;
7. A docência/trabalho na EaD, no contexto do ensino superior, da alienação e da estrutura social. A obra procura estimular o leitor a refletir sobre trabalhos que apresentam estudos e pesquisas, nos quais se articulam vivências de prática pedagógicas em ambientes virtuais de aprendizagem, e que permitem o confronto entre os conhecimentos cotidianos dos indivíduos e os conceitos científicos desenvolvidos nos últimos anos e que trazem reflexões sobre a formação do professor em cursos a distância e que vão preparar os alunos de hoje para o mundo de amanhã (Márcia Ambrósio e Hércules Tolêdo Corrêa).
Confira abaixo o sumário da obra:
Apresentação: Discutindo diretrizes para a educação básica e buscando possibilidades para a EaD
Hércules Corrêa e Márcia Ambrósio
1. Sistemas de Educação a Distância: materiais didáticos e tecnologias de suporte como elementos constitutivos
Daniel Mill (UFSCar) e Rubens Yutaka Yamaguchi (UFSCar)
Parte I – Linguagens e letramentos
2. Contribuições do ensino da(s) linguagem(ns) para a formação de professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Hércules Tolêdo Corrêa (UFOP)
3. Os letramentos na elaboração do material didático para a EaD
Regina Cláudia Pinheiro (UECE) e Júlio César Araújo (UFC)
4. Relação com a escrita de estudantes de graduação no ensino on-line de graduação
Messias Dieb (UFC)
Parte II – História
5. Aprender História com jogos digitais em rede: possibilidades e desafios para os professores
Eucídio P. Arruda (UFMG)
6. Ensino de História na formação de professores: a construção de projetos coletivos de conhecimento na Educação a Distância
Janete Flor de Maio Fonseca (UFOP)
Parte III – Ensino/aprendizagem, avaliação e gestão
7. A avaliação da aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento
Suzana Santos Gomes (UFMG)
8. Avaliação e EaD e os diferentes registros no espelho do portfólio/webfólio
Márcia Ambrósio (UFOP)
9. Sala Virtual da Coordenação: espaço de cogestão, compromisso e liberdade dos tutores e do professor
Marilene Andrade (UFOP)
10. A docência na EaD: o trabalho como elemento fundante da estrutura social
Inajara de Salles Viana Neves (UFOP)