Prof. Milton Rosa, Profa. Marger Conceição Ventura Viana e ex-orientando Prof. Gelindo Martineli Alves publicam artigo na 27a. ATA Latinoamericana de Matemática Educativa

Os professores Milton Rosa e Marger da Conceição Ventura Viana juntamente com o ex-orientando Prof. Me. Gelindo Martineli Alves publicam o artigo intitulado Contribuições da História da Matemática na Perspectiva da Etnomatemática para a Educação Financeira em uma Classe do Oitavo Ano do Ensino Fundamental na 27a. ATA Latinoamericana de Matemática Educativa com relação ao relatório de investigação que foi apresentado na RELME27 em Buenos Aires em Julho de 2013.

Este artigo apresentou uma pesquisa que estava em desenvolvimento com uma turma de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de uma cidade do interior de Minas Gerais, Brasil. O objetivo dessa pesquisa foi a verificação das possíveis contribuições da História da Matemática e do Programa Etnomatemática para o processo de ensino e aprendizagem de tópicos da Matemática Financeira. Por recorrer à História da Matemática na perspectiva da Etnomatemática, espera-se que essa pesquisa possa apontar um caminho para a contribuição de um currículo capaz de proporcionar a formação de cidadãos criativos, críticos e capazes de tomar decisões para a melhoria da nossa sociedade. Nesse sentido, busca-se nesta fundamentação teórica um meio de colocar a Matemática a serviço da educação.

Este artigo originou-se da dissertação do Mestrado Profissional de Educação Matematica intitulada "As Contribuições da Etnomatemática e da Perspectiva Sociocultural da História da Matemática para a Formação da Cidadania dos Alunos de uma Turma do Oitavo Ano do Ensino Fundamental por meio do Ensino e Aprendizagem de Conteúdos da Educação Financeira" do Prof. Me. Gelindo Martineli Alves, que foi orientado pelo Prof. Dr. Milton Rosa e coorientado pela Profa. Dra. Marger da Conceição Ventura Viana, ambos do CEAD.

Essa dissertação foi defendida em 06 de Junho de 2014 sendo aprovada com louvor pelos membros da Comissão Examinadora Prof. Dr. Daniel Clark Orey do CEAD-UFOP e Profa. Dra. Cristiane Coppe de Oliveira da UFU.

Confira o artigo aqui