Confira a entrevista da Profa. Márcia Ambrósio, concedida à Rádio CBN, sobre o tema "Por que as tecnologias estariam alterando as relações pedagógicas em sala de aula?"

Confira o vídeo da entrevista:

"A escola pautada em práticas conteudistas, disciplinares, pouco criativas (...) tem fracassado na formação do jovem do futuro. A forma como a escola se organiza, seus tempos/espaços, o modelo disciplinar, os formatos avaliativos (...) não respondem adequadamente às demandas societais como as discriminações, a violência, o desemprego, as desigualdades sociais e para despertar novas e criativas aprendizagens. Destarte, é urgente que a universalização da escola seja de fato um direito (ao acesso, à permanência e ao conhecimento), potencializando as possibilidades do exercício de cidadania dos sujeitos aprendentes. A função principal da escola no século 21 é potencializar as crianças e os jovens para a leitura crítica e compreensão da realidade de social na qual estão inseridos, tornando-os capazes de provocar as mudanças necessárias. Desta forma, deixa a escola de ser um mero espaço para se transmitir informações. É neste contexto que temas como a interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e globalização do conhecimento (por meio dos projetos de trabalho) passam a ser pano de fundo de propostas educacionais amplas que procuram delinear novos referenciais para as práticas pedagógicas escolares diferenciadas, plurais e inclusivas".

Dra. Márcia Ambrósio - Profa. Adjunta na UFOP - Departamento de Educação e Tecnologias - DEETE/CEAD