Prof. Tod Shockey da Toledo University realiza pesquisas no CEAD no período de 26/02 a 20/03 de 2015

O Professor Doutor Tod Shockey da Toledo University, na cidade de Toledo, estado de Ohio, nos Estados Unidos, estará realizando pesquisas no CEAD no período de 26 de fevereiro a 20 de março de 2015. Prof. Tod recebeu o título de doutor em filosofia (PhD) pela Virginia University em 1999. O foco de sua pesquisa é a etnomatemática como um enquadramento teórico para o desenvolvimento da melhora da educação matemática de grupos socioculturais sub-representados, especialmente, os nativos dos Estados Unidos. Prof. Tod é o editor chefe do periódico Journal of Mathematics and Culture. Prof. Tod está participando dessas investigações em Educação Matemática e Ensino a Distância juntamente com os Professores Doutores Daniel Clark Orey e Milton Rosa do DEGEP/CEAD. Esse projeto tem como objetivo verificar como ocorre a conexão entre os aspectos culturais da matemática por meio da Etnomatemática no Ensino a Distância. No dia 26 de Fevereiro de 2015, o professor Tod proferiu a palestra intitulada Uma Jornada Etnomatemática na aula inaugural do Curso de Pós Graduação do Mestrado Professional em Educação Matemática do DEMAT/ICEB.

Prof. Tod participará de várias atividades junto ao CEAD e ao Programa de Mestrado Professional em Educação Matemática, como, por exemplo, visita a alguns polos para palestras e workshops para conhecer o funcionamento do ensino a distância no Brasil, curso de etnomatemática juntamente com o Prof. Daniel no programa de mestrado DEMAT e outras atividades junto a Universidade de São Paulo (USP). Prof. Tod pretende retornar ao CEAD/UFOP no próximo ano como professor visitante pela Fulbright dos Estados Unidos por um semestre para a continuidade desse trabalho.

Confira a apresentação!