IMPORTANTE: Interrupção programada de energia para obras de manutenção no Campus da UFOP

Desligamento: dia 1º de outubro de 2015 às 08:30h

Religamento: dia 1º de outubro de 2015 às 16:00h

O início das operações de novas instalações no Campus Universitário Morro do Cruzeiro gerou aumento significativo na demanda por energia. Desde 2013, análises do consumo de energia têm demonstrado que, em alguns meses, a demanda faturada alcança valores superiores à demanda contratada com a CEMIG.

Quando se ultrapassa a demanda contratada, registram-se dois tipos de consequências, uma de âmbito técnico, relacionada com a proteção do sistema, e outra de âmbito financeiro, que gera custos adicionais no valor da energia faturada, incluindo multas referentes às ultrapassagens de demanda.

Em 2014 foi solicitado à CEMIG o aumento da demanda da energia contratada para as instalações do Campus. Para isso, a empresa fornecedora necessita aumentar a capacidade do sistema de alimentação para atender o crescimento das demandas atuais e futuras da Universidade.

As análises tarifárias, realizadas para todas as contas da Universidade como medida de eficiência energética, indicam que essa operação terá o efeito prático de uma significativa redução nos custos da energia. Em 2013, por exemplo, a demanda ultrapassada foi de 833kW, com custo superior a R$17 mil. Em 2014, chegou-se a 1.662 kW, ao custo de quase R$27 mil. Até junho de 2015, já se registrou uma demanda ultrapassadade 785 kW, superior a R$14 mil.

Considerando o retorno da Universidade ao seu funcionamento pleno e projetando a demanda do quarto trimestre do ano de 2014 para 2015, estima-se que a redução do pagamento de demanda nos três últimos meses do ano seja superior a R$5 mil. Entretanto, a alteração do contrato só pode ser realizada após a conclusão das obras pela CEMIG.

Após várias remarcações, a operação para aumento da capacidade do sistema foi programada para a data e período informados acima, o que torna necessária a interrupção no fornecimento de energia. Segundo informações da gerente da CEMIG responsável pelo contrato da Universidade, a empresa registra cerca de 36 mil solicitações de obras e, com um novo adiamento, não se poderia garantir atendimento à UFOP em futuro próximo.

Lamentando os transtornos que essa operação possa (OU IRÁ) causar, contamos com a compreensão de toda a comunidade.

Edmundo Dantas Gonçalves
Prefeito do Campus Universitário