Cerimônias coletivas de colação de grau marcadas para agosto e setembro

Entre 3 de agosto e 25 de setembro, a UFOP realiza as cerimônias coletivas de colação de grau para alunos concluintes dos cursos de graduação da Universidade. Os interessados em diplomas, certificados e títulos devem ficar atentos às datas formuladas de acordo com o Calendário Acadêmico.

Pela Resolução CEPE n.º 5709, deve colar grau ao final do período letivo o aluno que completar os componentes da matriz curricular do curso, em qualquer modalidade, habilitação ou ênfase, independentemente da hipótese de continuidade de estudos. O aluno que finalizar todos os componentes da matriz curricular do curso e não colar grau até o final do período letivo subsequente em que se tornou apto a colar grau será desligado da Universidade.

O concluinte que não comparecer ou necessitar antecipar a solenidade por motivo justificado poderá requerer a colação de grau extraordinária, individualmente ou em grupo, com datas definidas posteriormente pela Pró-reitoria de Graduação - Prograd. Para colações extraordinárias, os interessados devem protocolar o requerimento na Prograd, justificando a ausência ou necessidade do adiantamento, que deverá ser comprovado.

Para deferimentos, a Prograd considera as seguintes condições: necessidade imediata para conclusão do curso para fins de posse de emprego ou cargo público; emprego privado e matrícula em cursos de pós-graduação (especialização ou mestrado). Cabe ressaltar que, o aluno somente poderá solicitar antecipação da colação de grau após a integralização de 75% da frequência nas disciplinas cursadas no semestre.

Para mais informações sobre as normas gerais para Colação de Grau Oficial e sobre a cerimônia simbólica de Colação dos concluintes de graduação da UFOP, clique aqui.

Confira as datas estipuladas:
03 de agosto de 2015 para os cursos do campus em Ouro Preto;
05 de agosto de 2015 para os cursos do campus em João Monlevade;
07 de agosto de 2015 para os cursos dos campi em Mariana;
25 de setembro de 2015 para os cursos do Centro de Educação Aberta e a Distância (Cead).

Fonte: Site UFOP (por Daniella Andrade)