resep masakan

Administração Pública

MODALIDADE: Bacharelado

DURAÇÃO: 4 anos

CARGA HORÁRIA: 3.000 h


O curso de Bacharelado em Administração Pública objetiva contribuir para o desenvolvimento social e econômico do Brasil, por meio de métodos científicos e racionais de organização do Serviço Público: concepção de políticas públicas, seu respectivo planejamento e execução, tomada de decisões, capacitação de recursos humanos, eficiência administrativa, eficácia organizacional.

Nosso país de uma forma geral carece de profissionais que saibam cuidar dos nossos próprios recursos, entenderem nossos problemas, não somente de forma qualitativa, mas também para quantificar, ponderar, criar estratégias robustas para projetos de pequeno, médio e longo prazo.

Dessa forma, o profissional graduado no Curso Bacharelado em Administração Pública vem ao encontro das necessidades das organizações públicas contemporâneas, que buscam gestores com visão holística das ações administrativas e políticas governamentais, capacitados para exercitar a gestão na esfera regional, nacional e internacional, de forma a contribuir para o alcance dos objetivos da nação.

 

 

 

+ Projeto Pedagógico do Curso

Projeto Pedagógico do Curso

+ Perfil do Profissional

O Curso de Bacharelado em Administração Pública da UFOP/CEAD enseja condições para que o administrador seja generalista, integral e integrado, notadamente um agente de mudanças, que gere novos conhecimentos e caminhos para o aprimoramento e o desenvolvimento socioeconômico, político, técnico e cultural.

Em outras palavras, um profissional autodidata, detentor de amplo portfólio de conhecimento, consciente da contínua necessidade de aprofundamento do conhecimento da Administração Pública e atualização das interfaces entre esta e outras áreas relacionadas, especialmente as afins, sem perder de vista as descobertas daquelas correlatas, uma vez que qualquer que seja o objeto de trabalho, ele estará inserido no contexto integral de uma sociedade globalizada.

Nosso curso procura formar profissionais de competência sólida e moderna, em condições plenas de atuação eficiente e eficaz, preocupados com a relevância social do produto de seus trabalhos, apresentando habilidades para pró-atividade e criatividade; raciocínio lógico, crítico e analítico; visão sistêmica e estratégica para negociações, tomada de decisão, liderança e trabalhos em equipe.

+ Objetivos Gerais

  • Preparar profissionais com capacidade para atuar na direção e gerenciamento de organizações, especialmente públicas, empregando instrumentos atualizados de gestão;

  • Melhorar a qualidade da oferta de serviços públicos, tornando mais efetiva a administração pública;

  • Qualificar recursos humanos a agir eticamente, dentro de uma visão sistêmica e humanista;

  • Formar competências inovadoras e empreendedoras que contribuam para o desenvolvimento social e econômico do Brasil.

+ Objetivos Específicos

  • Capacitar e qualificar alunos nas respectivas áreas de atuação da administração pública, introduzindo modificações nos processos produtivos de que participam;

  • Oportunizar ao aluno conhecimentos em direção organizacional, preparando-os a conduzir processos administrativos e/ou gerenciais;

  • Desenvolver novos conceitos de gestão pública e habilidades para o emprego de tecnologias e ferramentas gerenciais;

  • Desenvolver habilidades na criação, formulação, controle e execução de políticas públicas;

  • Capacitar cidadãos a implantar programas específicos voltados para a mudança da cultura das organizações, intentando passar de uma cultura de acomodação para uma cultura de desafios e exercício da criatividade;

  • Capacitar servidores e cidadãos a agir como disseminadores de idéias e conceitos para gerar mudanças culturais no setor público.

+ Metodologia

O ensino a distância é caracterizado como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologia de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.

Cada aluno, além das comunicações virtuais, estará vinculado a um Pólo de Apoio Presencial - espaço para encontros com especialistas, monitores, tutores, e colegas. Neste mesmo PAP o aluno fará periodicamente avaliações, conforme o calendário específico do seu curso.

+ Formas de avaliação

A cada disciplina corresponderá atividades específicas e provas cujos critérios serão previamente divulgados. Haverá encontros presenciais nas cidades-pólo, preferencialmente aos sábados. As avaliações presenciais também serão realizadas no Pólo Presencial de origem do aluno, e serão pré-agendadas antes do inicio de cada período letivo. Todas as datas das atividades presenciais constarão no calendário oficial do curso.

A aprovação em cada disciplina, bem como no TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) acontecerá com nota igual ou superior a seis (6.0), numa escala de zero (0) a 10,0 (dez).

+ Requisitos para Diplomação

Após a integralização curricular, seguir a orientação contida no portal Minha UFOP para colação de grau e expedição do diploma.

+ Estágio

Regulamentação do Estágio -
Para alunos matriculados a partir de 2009

 

Regulamentação do Estágio -
Para alunos matriculados antes de 2009

 

Relatório de Avaliação de Estágio - RAE

 

Professores Orientadores

 

Plano de Trabalho

 

Plano de Atividades do Estágio

 

Minuta de Convênio de Estágio

 

Minutas do Termo de Compromisso

 

Termo Aditivo Carga Horária

 

Termo Aditivo Vigência

 

Termo de Rescisão de Termo de Compromisso

 

Cartilha Lei do Estágio - Ministério do Trabalho

 

Nota de Esclarecimento

+ Polos Presenciais

Curso ofertado nos polos:

Alterosa – MG

Araguari – MG

Bálsamo – SP

Barão de Cocais – MG

Caratinga – MG

Conselheiro Lafaiete – MG

Coromandel – MG

Divinolândia de Minas – MG

Governador Valadares – MG

Ipatinga – MG

Itapevi – SP

Jandira – SP

João Monlevade – MG

Lagamar – MG

Mata de São João – BA

Ouro Preto – MG

Salinas – MG

São João da Boa Vista – SP

São José dos Campos – SP

Três Marias – MG

Para ser aluno do curso de Graduação Bacharelado em Administração Pública do CEAD/UFOP, o critério de entrada será o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que escolhe alunos para instituições públicas de ensino superior por meio da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Para mais informações, entre em contato com: 

CEAD - (31) 3559.1355 e (31) 3559.1460

PROGRAD (Pró-Reitoria de Graduação da UFOP) - (31) 3559.1324

+ Tutores

Lista de Tutores

+ Membros do NDE
+ Membros do Colegiado

 

 


Secretaria Acadêmica

(31) 3559.1460

 

Secretaria do Curso

Marcos José Pereira

(31) 3559.1460

 

Coordenação de Estágio

Prof. Wilson José de Araújo

(31) 3559.1947

 

Coordenação de Tutores

Profa. Antônia Sonia Stachissini

(31) 3559.1445

 

Coordenação do curso

Prof. Breynner Ricardo de Oliveira

(31) 3559.1446

Núcleo Docente Estruturante

Prof. Breynner Ricardo de Oliveira

(31) 3559.1446


Presidente

Prof. Breynner Ricardo de Oliveira

(31) 3559.1446