UFOP lidera participação de Rede de Mulheres Latinoamericanas Ambientalistas Pesquisadoras em Congresso de Educação Ambiental na Suécia

De 29 de junho a 02 de julho, educadores ambientais e pesquisadores de todo o mundo se juntaram em Gotemburgo – Suécia para o VIII WEEC – World Environmental Education Congress. Sob a coordenação da Professora da UFOP Dulce Maria Pereira, do CEAD-UFOP, mulheres ambientalistas da América Latina marcaram presença no campo intelectual, científico e de aplicação prática na área da educação ambiental, introduzindo conceitos inovadores e de validade universal para o enfrentamento da crise sócio-ambiental. Compartilharam conhecimentos para tornar a escola, com toda a diversidade que abriga, um espaço educador sustentável e ainda interferiram no debate mundial sobre pesquisa, ensino, extensão, conteúdos e gestão para a sustentabilidade.

Com articulação da UFOP, apoio da ONU Mulheres, da Itaipu Binacional e da Fundação Gorceix, a equipe do Processo Formativo Escolas Sustentáveis agregou as pesquisadoras Andrea Líbera e Daniela Garcia da Argentina e María Laura Barcia do Uruguai. As atividades realizadas levaram o Secretário Geral permanente do WEEC, o sociólogo ambientalista da Universidade de Bergamo (Itália), Mario Salomone, a propor, no encerramento, a atuação global da Rede de Mujeres e Mulheres, coordenada pela Professora Dulce Pereira da UFOP. Foi proposta também a consolidação de cooperação com Universidades suecas para a intensificação das parcerias referenciadas nas premissas da sustentabilidade apresentadas pela Rede de Mulheres e desenvolvidas no Processo Formativo Escolas Sustentáveis da UFOP.

Segundo a Profa. Dulce Maria Pereira “Disputamos, parceiras latino-americanas juntas, conceitos com referência na Educação Ambiental que se estrutura na América Latina considerando a pluralidade de nossos povos, nossas diferentes formas de aprender, ver, sentir e atuar no mundo. Em oposição ao discurso hegemônico de desenvolvimento sustentável, apresentamos as premissas para a sustentabilidade como conceituadas a partir da educação ambiental crítica. Apresentamos processos de intervenção nos territórios e utilização de ecotecnologias. Foi uma grande honra o reconhecimento do Congresso, principalmente por ter sido verbalizado pelo Dr. Mario Salomone.” Além do Simpósio Mulheres e sustentabilidade, teve repercussão o trabalho realizado pela Professora Dulce Maria Pereira, resultado das atividades do curso de Formação em Educação Ambiental Escolas Sustentáveis e COM-VIDA CEAD/UFOP, intitulado Educação Ambiental para a prevenção de riscos ambientais em situações de emergência e desastres.





 

 

 


Secretaria do Curso

(31) 3559.1306

Supervisão Pedagógica do Curso

Prof.ª Tatiana Gomes Ferreira

Supervisão do Curso

Prof. Hudson Augusto Silva

Coordenação do curso

Prof.ª Dulce Maria Pereira

(31) 3559.1306

Núcleo Docente Estruturante

Presidente

Prof.ª Dulce M. Pereira

(31) 3559.1306


Coordenador

Prof. Jorge Luiz Brescia Murta

(31) 3559.1306