resep masakan

O corpo brincante e o uso do portfólio no processo educativo

MODALIDADE: Extensão

DURAÇÃO: 9 meses (não há previsão de novas turmas)

INSCRIÇÕES: Secretaria do DEETE (31) 3559.1354

CONTATO: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

PÚBLICO-ALVO: Estudantes das licenciaturas da UFOP, docentes
das Redes Municipais e Estadual de Mariana, Ouro Preto, Itabirito,
Belo Horizonte e outras unidades escolares que solicitarem
as ações do projeto.

COORDENAÇÃO: Profa. Márcia Ambrósio

REALIZAÇÃO: DEETE/PROEX

 

O Projeto de Extensão “O corpo brincante e o uso do portfólio no processo educativo”, tem como objetivo principal qualificar os participantes para desenvolver experiências corporais brincantes interdisciplinares, registrando-as em portfólios de aprendizagens, unindo teoria/prática, vivenciadas da seguinte forma: 1. As dimensões técnicas e científicas que fundamentam o debate sobre a recreação, os jogos e as brincadeiras na escola no ensino fundamental; 2. O portfólio de aprendizagem como elemento de reflexão e articulação da prática pedagógica e a serviço das aprendizagens.

O projeto oferece dois minicursos e uma oficina:

MINICURSO 1: O corpo brincante, as brincadeiras, as histórias infantis e o uso do portfólio como processo avaliativo

Carga horária: 4h 

Ministrante: Márcia Ambrósio – Professora Adjunta no DEETE/CEAD/UFOP

Este minicurso desenvolve práticas pedagógicas brincantes com reflexões sobre os mais variados tipos de brincadeiras, jogos de expressão corporal e histórias cantadas típicas das diferentes culturas, além das vivências e conversas sobre a importância da consciência lúdica como fonte para os diferentes tipos de conhecimento. As atividades brincantes são transformadas em registros reflexivos e criativos por meio das múltiplas linguagens e da autoavaliação na produção de um portfólio brincante partindo das orientações gestadas durante as atividades.

MINICURSO 2:  Os jogos, a interdisciplinaridade e a prática educativa no ensino das humanidades

Carga horária: 4h

Ministrante: Eduardo Mognon Ferreira – Mestrando em História/ICHS/UFOP

Este minicurso apresenta diferentes possibilidades de usar os jogos em sala de aula para uma formação no campo das humanidades e todos os seus desdobramentos de conteúdos na História, Geografia e Pedagogia. O jogo pode ser usado com um recurso didático e criar um espaço de troca e compartilhamento interdisciplinar dos saberes curriculares, mas também do saberes dinâmicos ligados à realidade do cotidiano e as vivências das humanidades.  Entre os jogos, citamos: Entre as trincheiras, Trilha da Sustentabilidade, FeudoWar, Mapa Afetivo: Patrimônio Histórico, Ilha Esmeralda, Curinga do Tempo: Povos pré-colombianos.

OFICINA: Produção de vídeos digitais: ouse e crie na sala de aula

Carga horária: 4h

Ministrantes: João Vitor Marcondes dos Santos (Graduando em Jornalismo/UFOP) e Nathália Maria Marques Silva (Advogada e Graduanda em Pedagogia DEEDU/UFOP)

A oficina ensinará a fazer Stop Motion que é a técnica de animação usando fotograma a fotograma (ou quadro a quadro). Esses quadros são posteriormente montados no programa Windows Movie Maker, criando a impressão de movimento tendo como resultado a construção de pequenos vídeos.

Observações: Os minicursos e a oficina podem ser adaptados para os níveis e modalidades de ensino.

 

Quer conhecer mais do nosso trabalho?

Visite nossas páginas no facebook:

https://www.facebook.com/portfoliobrincante/

https://www.facebook.com/pedagogiadainovacao/

E conheça também o blog:

http://portfoliodeaprendizagem.blogspot.com.br/

As atividades podem ser agendadas em sua escola!