8ª Webconferência: Ações afirmativas e políticas educacionais: racismo em discussão

13-04-2021 8Webconferencia

Convidado: Dr. Antonio Marcelo Jackson Ferreira da Silva (UFOP)

Data: 14/04/2021, 4ª feira, às 19h

Transmissão: https://youtu.be/2V1IEixFb50

Durante a 8ª Webconferência, o Dr. Antônio Marcelo Jackson Ferreira da Silva (UFOP) debaterá sobre as ações afirmativas e políticas educacionais - racismo em discussão -, a partir de alguns pontos principais:

1. Os racismos e o racismo no Brasil
2. A institucionalização do racismo e suas consequências: a história de um país com negros, mas sem a África
3. Uma educação racista?
4. A paulatina sociedade organizada e as ações afirmativas

Sobre o Professor convidado

O professor Antonio Marcelo Jackson Ferreira da Silva possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 1997), mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ, 1999) e doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ, 2005). Atualmente é professor Associado II, conforme Portaria CGP nº1.228, de 07 de agosto de 2019, do Departamento de Educação e Tecnologias (DEETE) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). É consultor ad hoc do Programa SciELO (Scientific Electronic Library Online), membro do Conselho Consultivo da Dia-Logos: Revista do Mestrado em História da UERJ, parecerista ad hoc da Especiarias: cadernos de ciências humanas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) em Ilhéus-BA; membro do Conselho Consultivo da revista Episteme Transversalis (editada pelo UGB) e consultor ad hoc da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), editada pelo INEP. Coordena o Programa de Extensão Fórum Internacional de Ideias, articulando os projetos Banco de Dados do Fórum Internacional de Ideias e a Revista do Fórum Internacional de ideias. Tem experiência nas áreas de História (ênfase em Administração e Tributação no Período Colonial e História do Brasil Império), Ciência Política (ênfase em Pensamento Político Brasileiro, Políticas Públicas, História das Ideias e Ação e Comportamento Político), Economia (ênfase em Economia Regional e Urbana) e Direito (ênfase em Teoria Geral do Estado e Direitos Humanos (Currículo Lattes – Informado pelo autor em 08/04/2021).

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1408821107070698

Participem e compartilhem!

Dra. Márcia Ambrósio (Coordenadora do Webevento)