Agradecimento a dedicação profissional da nossa querida Profa. Marilene Andrade Ferreira Borges

Saudações, querida colega Profa. Marilene Andrade Ferreira Borges!

Neste momento em que você se aposenta na UFOP e começa a investir em novos projetos pessoais e profissionais, queremos dizer que foi um enorme prazer tê-la em nossa equipe de trabalho, desempenhando com brilhantismo as atividades acadêmicas de ensino e pesquisa no DEETE.

Seu papel docente em incentivar a inovação no Ambiente Virtual de Aprendizagem e suas colaborações técnicas nas ações do NDE e do Colegiado do Curso de Pedagogia foram de fundamental importância para as mudanças que estamos incorporando no nosso Projeto Político-Pedagógico do curso de Pedagogia.

Agradecemos também por ter trabalhado sem medir esforços para que fosse possível a concretização da "I SEMANA ACADÊMICA DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA E PEDAGOGIA: Formação, Currículo e Tecnologias digitais: desafios contemporâneos". O sucesso desta ação de extensão tão abrangente exigiu os seguintes cuidados pedagógicos:

• Uma organização detalhada da execução das atividades nos polos UAB presenciais do CEAD-UFOP, buscando uma distribuição equânime do trabalho;
  • A consolidação dos grupos de trabalho, que foi deliberada entre os docentes do Curso de Licenciatura em Geografia e Pedagogia, formando agrupamentos móveis (docentes, professores colaboradores e convidados) de forma nucleada, que se responsabilizariam pela coordenação local da I Semana Acadêmica dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia e Geografia do CEAD-UFOP;
  • Muita competência e disposição para o sucesso do evento;
  • A garantia de direitos aos estudantes da Educação a Distância em proporções próximas aos dos estudantes presenciais, dentre outras tantas situações exitosas que poderíamos listar e que ainda não havíamos realizado durante o curso, nem no CEAD.

O espaço virtual que foi idealizado e organizado por você para gestão dos processos que envolveram a participação dos Coordenadores dos Polos para a I Semana Acadêmica deve ser destacado como um dos espaços virtuais fundamentais para construção de uma proposta participativa e democrática entre todos os envolvidos.

"Pretendemos realizar uma gestão participativa, transparente, descentralizada onde juntos buscaremos as melhores soluções para os problemas que surgirem, assim como, socializaremos os sucessos que poderão iluminar decisões e práticas da nossa gestão. Espero que você sinta-se a vontade para colocar suas dúvidas e problemas" (Dra. Marilene Ferreira Andrade Borges, Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia, setembro/2014).

Como exposto, damos relevância a sua habilidade em organizar e motivar o trabalho dos professores, colaboradores e coordenadores de polo em equipes. Sua persistência fez toda a diferença. Parabéns pela conclusão exitosa do projeto.

A sua experiência e dedicação contagiou todos os envolvidos e foi de grande importância para a motivação da equipe de trabalho. A forma com que você ministrou e reorganizou os trabalhos à frente do Colegiado do Curso de Pedagogia foi muito apreciada por nós.

Na coordenação dos trabalhos no Curso de Pedagogia, acreditamos que você colaborou de maneira decisiva para efetivação de espaços de gestão compartilhada no NDE e no Colegiado de Pedagogia. Fomos testemunhas de sua dedicação ao ensino e à pesquisa e também seu envolvimento com o trabalho administrativo.

Nossos sinceros agradecimentos! Pode ter a certeza de que a sua colaboração e suas atitudes docentes fizeram a diferença e contribuíram significativamente para que pudéssemos retomar os ânimos pedagógicos "congelados" e recuperar o espírito democrático necessário para o acolhimento da diversidade entre os docentes, na unicidade dos objetivos acadêmicos.

"Brindamos" o fim desta etapa em sua carreira docente e desejamos que tenha muito sucesso nas novas jornadas. Esperamos não perder contato com você e poder continuar contado com suas contribuições pedagógicas e acadêmicas com vistas à melhoria da educação que ofertamos por meio desta instituição.

Fica nosso abraço e nossa saudade!

Corpo docente e Analistas de Orientação Educacional do Departamento e Educação e Tecnologias

Ouro Preto, Março 2015 - DEETE/CEAD-UFOP