resep masakan

Mídias na Educação

MODALIDADE: Pós-Graduação

DURAÇÃO: 18 meses

CARGA HORÁRIA: 360h


O Curso de Especialização em Mídias na Educação é uma proposta que se caracteriza pela integração das diferentes mídias ao processo de Ensino e Aprendizagem e obedece a toda a legislação regulatória de cursos de especialização e cursos a distância do país. No que diz respeito a cursos a distância atende o Art. 80 da Lei 9.394/96 (LDB), Decreto Nº 2.494 de 10 de fevereiro de 1998, Decreto 2.561 de 27 de abril de 1998 e Portaria do MEC Nº 301 de 7 de abril de 1998.

Nos últimos anos, o governo federal, através do MEC/SEED (Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação), tem investido vultuosos recursos no aumento do acesso às tecnologias de informação e comunicação (TICs) no âmbito da escola pública, da Educação à Distância (EAD) e da comunidade. Os programas de inclusão digital, as interfaces como a TV-Escola via rede de computadores, a implantação de redes de educação a distância, a produção de conteúdos, programas educativos em diferentes mídias e níveis de ensino, a criação de parcerias entre secretarias de educação (estaduais e municipais) e instituições de ensino superior, a capacitação de profissionais para a gestão e o uso crítico e criativo dessas tecnologias, são exemplos de ações que vêm sendo desenvolvidas em diversas regiões do país há mais de uma década.

O cenário da Educação a Distância atual no Brasil apresenta projetos inovadores, soluções criativas e materiais didáticos, impressos ou eletrônicos, de alta qualidade. Estes são especialmente desenhados para aprendizagem à distância, apoiados por tutorias presenciais e virtuais e aplicados em programas de capacitação de docentes de redes públicas em nível superior, com significativa cooperação entre instituições de ensino, sobretudo públicas, e governos estaduais e municipais.

A Universidade Federal de Ouro Preto vem desenvolvendo ações referentes à Educação a Distância e participa ativamente do processo de capacitação de profissionais de ensino e oferta programas nesta modalidade educacional desde 2001. Esta condição habilita a UFOP, através do Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD, como uma das instituições responsáveis pela implementação do Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação.

 

Calendário 2014/2015
Calendário 2013/2014
Turma 2014/2015

Turma 2013/2014

 

+ Formulários Padrão

Solicitação de Tratamento Especial

 

Solicitação de Desligamento do Curso

+ Projeto Pedagógico do Curso

Projeto Pedagógico do Curso

+ Perfil do Profissional

Professores da educação básica da rede pública de ensino.

+ Objetivos Gerais

Contribuir para a formação continuada de profissionais em Educação, em especial professores da Educação Básica, incluindo aqueles de Educação de Jovens e Adultos, de Educação Especial e de Educação Profissional, para o uso dos recursos tecnológicos no cotidiano da escola, de forma articulada à proposta pedagógica e a uma concepção interacionista de aprendizagem.

+ Objetivos Específicos

a) Relativos à formação continuada de professores:

  • Contribuir para a formação de profissionais em educação, em especial professores da Educação Básica, atendendo a uma nova demanda por formação continuada no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs);

  • Garantir aos educadores condições de produção em diferentes linguagens de cinco mídias básicas: material impresso, televisão e vídeo, rádio e informática;

  • Habilitar o docente para produzir e estimular a produção dos alunos nas diferentes mídias, de forma articulada à proposta pedagógica e a uma concepção interacionista de aprendizagem.

b) Relativos ao emprego pedagógico das mídias:

  • Identificar aspectos teóricos e práticos no contexto das diferentes mídias e no uso integrado das linguagens de comunicação: sonoras, visuais, impressas, audiovisuais, informáticas, telemáticas etc, destacando as mais adequadas aos processos de ensino e aprendizagem;

  • Explorar o potencial dos Programas da SEED/MEC (TV Escola, Proinfo, Rádio Escola, Rived) e os desenvolvidos por IES ou Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, no Projeto Político-pedagógico da escola, sua gestão no cotidiano escolar e sua disponibilidade à comunidade;

  • Elaborar propostas concretas para utilização dos acervos tecnológicos disponibilizados à escola no desenvolvimento de atividades curriculares nas diferentes áreas do conhecimento;

  • Estabelecer um processo de avaliação crítica da aplicabilidade das diferentes mídias, na sala de aula;

  • Estimular a formação do leitor crítico e a criação de projetos de uso integrado das mídias disponíveis e favorecendo o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para seu manejo, assim como na gestão em tecnologia educacional;

  • Criar oportunidades de acesso e permanência aos espaços do ensino e à utilização de novas mídias e das tecnologias da informação e da comunicação, atualizando as linguagens e renovando as estratégias didáticas.

+ Metodologia

O currículo do Curso de Especialização em Mídias na Educação tem como eixo a utilização de diferentes recursos de apoio à aprendizagem e à autoria nas diferentes mídias.

O curso de Mídias na Educação está estruturado em disciplinas e será ofertado com o auxílio da plataforma Moodle. Cada disciplina corresponde a um conjunto de conhecimentos e atividades dedicados a uma mídia ou à aplicação das mídias de forma integrada.

Do ponto de vista metodológico, as disciplinas são estruturadas em três dimensões, considerando as mídias como:

  • Objeto de estudo e reflexão;

  • Ferramenta de apoio aos processos de ensino e aprendizagem (conceito de pré e pós-exibição);

  • Meio de comunicação e expressão (produção e autoria).

As disciplinas são sequenciais. São ofertadas através da metodologia em Educação a Distância utilizando: 

  • Orientações através de vídeo-conferência;

  • Materiais Didáticos produzidos em Linguagem Dialógica;

  • Ferramentas de interação online.

+ Formas de avaliação

A avaliação é continuada, visando garantir o desenvolvimento integrado e contínuo das aprendizagens e competências.

Após o desenvolvimento das disciplinas, o aluno deverá comprovar seu aproveitamento, mediante a realização de avaliações definidas pelo corpo docente responsável pelo módulo, devendo considerar os seguintes instrumentos avaliatórios:

  • Trabalhos individuais (produção de textos e reflexões);

  • Trabalhos em grupo ( pesquisas e seminários);

  • Participação nas discussões e sessões de interação síncronas e assíncronas propostas;

  • Trabalho de conclusão de curso (TCC).

O ingresso será feito mediante inscrições pelo PAR e pela Demanda Social e posterior edital definido pelo CEAD/UFOP.

+ Requisitos para Diplomação

Após a integralização curricular e defesa de monografia, seguir as orientações das secretarias dos polos ou da secretaria de cursos de Pós-Graduação para expedição do diploma.

+ Polos Presenciais

Polos Presenciais de Minas Gerais

Caratinga (MG)

Juiz de Fora (MG)

Montes Claros (MG)

Passos (MG)


Polo Presencial de São Paulo

Viradouro (SP)

Polo Presencial do Espírito Santo

Vitória (ES)

+ Tutores

Lista de Tutores - Turma 2013

 

Lista de Tutores - Turma 2014

 

+ Conteúdo das Disciplinas

 

 

 

Secretaria de cursos Pós-Graduação

Luciene Machado

(31) 3559.1461

 

Secretaria Mídias na Educação

Aline Ribas

(31) 3559.1931

Horário de atendimento: 
Segunda a Sexta de 8h - 12h
e 13h - 17h

 

Supervisão Pedagógica

Renata de Souza

 

Coordenação de Tutores

Prof. Washington Luis Vieira da Silva

 

Coordenação do curso

Prof.ª Kátia Gardênia

(31) 3559.1915