Observatório Socioambiental lança e-books com Nota Técnica sobre Mariana e Barra Longa pós 4 anos e 7 meses de desastre.

O projeto de extensão OBSERVATÓRIO SOCIOAMBIENTAL EM TERRITÓRIOS EM RISCO PÓS-DESASTRE, que se alimenta de pesquisas e ancora processos de transversalização da Educação Ambiental na UFOP, apresentou parte de seus produtos no dia 5 de maio, Dia Mundial do Meio Ambiente. Uma Nota Técnica sobre riscos e dissensos em Mariana e Barra Longa sobre estudos científicos do território e, também dois e-books, foram difundidos entre ambientalistas e acadêmicos.

Os estudos são trans e interdisciplinares. Têm sido discutidos com a população atingida, com pesquisadores e o Ministério Público Federal, foram realizados em parceira e demandados pelas Comissões de Atingidos, por meio da Cáritas de Mariana e da Aedas de Barra Longa, instituições que assessoram os atingidos. Já apresentados em congresso internacional no Canadá e em  atividades institucionais, como na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, foram parcialmente sistematizados em quatro cartilhas, que têm a missão de comunicar as pesquisas em linguagem acessível  e   organizam-se  em cartografias críticas dos territórios de Mariana e Barra Longa. Coordenados pela Professora Dulce Maria Pereira, do DEGEP/ CEAD, foram realizados pelo Laboratório de Educação Ambiental  e Pesquisa: Arquitetura , Urbanismo, Engenharia e Processos para Sustentabilidade ( LEA:AUEPAS/ DEPRO – DEGEP/UFOP, com a significativa atuação  de equipe técnica multidisciplinar. Parceiros  brasileiros e estrangeiros, de várias instituições, como instâncias da FEAUSP de Ribeirão Preto , da UNIRIO  e da Fio Cruz. Os E-books estão disponíveis no link: https://bit.ly/Observat%C3%B3rioSocioambiental_Territoriosatingidosporbarragens

A Nota Técnica, disponível para download abaixo,  trata dos dissensos sobre pesquisa científica nos territórios pós-desastre tecnológico da Samarco/Vale/BHP Billiton em novembro de  2015, com a ruptura da Barragem de Fundão e impactos em toda a Bacia do Rio Doce, decorridos 4 anos e 7 meses. 

 


Faça o download da Nota Técnica

 


 

 

 

Secretaria do Departamento:

Martinelly Martins

(31) 3559.1355

 

Chefe do Departamento:

Profa. Mírian Assumpção e Lima

(31) 3559.1942

 

Vice-chefe do Departamento:

Prof. Helton Cristian de Paula

(31) 3559.1448