O DEETE e os autores convidam para o lançamento do livro: "Políticas e Práticas na Educação Básica Superior: Desafios da Contemporaneidade”

O livro "Políticas e Práticas na Educação Básica e Superior: Desafios da Contemporaneidade", organizado por Suzana Santos Gomes (UFMG) e Adilene Gonçalves Quaresma (UNA) será lançado no próximo dia 23/11, às 19h, no Auditório Neidson Rodrigues, Faculdade de Educação da UFMG. Na oportunidade, a professora Márcia Ambrósio, professora do DEETE/CEAD e autora de um capítulo da publicação, participará de uma mesa-redonda com o tema “Práticas Docentes e Políticas Públicas de Avaliação”.

O capítulo escrito pela docente é intitulado “A profissão docente, a avaliação e a mediação pedagógica no ambiente virtual de aprendizagem” e nele há uma analise da profissão docente, a avaliação e mediação pedagógica em suas interfaces didáticas desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no Ensino a Distância (EaD). Trata-se de uma pesquisa longitudinal, dividida em três etapas. Na primeira etapa, realizada em 2011 e já concluída, analisaram- se os dados tomados na disciplina Profissão e Formação Docente, de um Curso de Pós-Graduação lato sensu, na modalidade à distância. Para tornar públicos os dados foi feita uma pesquisa qualitativa de investigação (analítico- descritiva), por meio da (re-)escrita da experiência docente. Enfim, mostram-se os registros que foram compondo a tessitura da disciplina analisada, apontando os sentidos e significados atribuídos à docente e aos alunos e alunas e por eles representados.

Os resultados apontam que a mediação pedagógica no AVA desencadeou práticas educativas capazes de instigar a criatividade e a originalidade na elaboração dos registros das aprendizagens discentes e revelado por meio de uma docência dinâmica, investigativa e reflexiva. De acordo com Márcia Ambrósio, a obra promove uma reflexão sobre os desafios da educação no Brasil e estimulem o desenvolvimento de novos estudos e propostas educativas na área. “Esperamos que os temas discutidos neste livro promovam uma reflexão sobre os desafios da educação no Brasil e estimulem o desenvolvimento de novos estudos e propostas educativas na área”, enfatiza a autora.

SOBRE O LIVRO:

A obra “Políticas e Práticas na Educação Básica e Superior: Desafios da Contemporaneidade” tem sido objeto de estudos nos programas de pós-graduação e em diferentes disciplinas dos cursos de graduação, especialmente, cursos de licenciatura. A produção de pesquisa nesse campo é de grande relevância e os avaliadores das agências nacionais a consideram fundamental para a implementação de programas e projetos que estimulem mudanças significativas no contexto educacional brasileiro.

Trata-se de uma obra de abrangência, que compreende pesquisas da educação básica e superior, organizadas em quatro eixos norteadores que a sustentam, a saber: Políticas Públicas, Trabalho e Educação; Discurso, Linguagem e Tecnologias; Formação Docente e Práticas de Ensino; Práticas Docentes e Políticas Públicas de Avaliação. Nesses eixos, os autores abordam questões emergentes, que são objetos de estudo e de debates entre muitos educadores na atualidade.

PRÓXIMOS LANÇAMENTOS:

Durante o X SIMPOED - 25 de novembro, de 18h às 19h30
(mais informações: http://www.simpoed.ufop.br/)

Secretaria do Departamento:

Martinelly Martins

Chefe do Departamento:

Prof. André Felipe Pinto Duarte

(31) 3559.1936

Vice-chefe do Departamento:

Profa. Adriana Maria Tonini

Envio dos encargos didáticos: