resep masakan

PNAIC: Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa

MODALIDADE: Aperfeiçoamento

DURAÇÃO: 12 meses

CARGA HORÁRIA: 200 horas

 

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Saiba mais sobre o programa aqui.

 

+ Documentos 2016

Material do 1º Encontro PNAIC-UFOP 2016
outubro 2016

 

Material do 2º Encontro de Formação
PNAIC-CEAD/UFOP - OEs

novembro 2016

 

Portaria N° 554 - 31/10/16

 

Resolução N° 6 - 01/11/16

+ Documentos 2015

Seminário Final PNAIC
Dezembro 2015

 

Material do Encontro de Formação
Novembro 2015

 

Apresentações e Documentos
Encontro Inicial PNAIC 2015 / Poços de Caldas

 

Apresentações e Documentos
Material do Encontro de Formação de setembro

 

Calendário de atividades
Segundo semestre de 2015

+ Documentos 2014

Apresentações e Documentos
Encontro Inicial PNAIC 2014 / Poços de Caldas

 

Apresentações e Documentos
1º Encontro de Orientadores de Estudos 
PNAIC 2014 / Poços de Caldas

 

Apresentações e Documentos
2º Encontro de Orientadores de Estudos 
PNAIC 2014 / Poços de Caldas

 

Cronograma
2° Encontro com Coordenadores Locais - 
Poços de Caldas MG

 

Cronograma
2° Encontro com Orientadores de Estudos - 
Poços de Caldas MG

 

Apresentações e Documentos
3º Encontro de Orientadores de Estudos 
PNAIC 2014 / Poços de Caldas

 

Cronograma
3° Encontro com Coordenadores Locais - 
Poços de Caldas MG

 

Cronograma
3° Encontro com Orientadores de Estudos - 
Poços de Caldas MG

 

PAUTA PARA ORIENTADORES DE ESTUDOS
4° Encontro de Formação - Poços de Caldas 2014

 

PAUTA PARA COORDENADORES LOCAIS
4° Encontro de Formação - Poços de Caldas 2014

 

CADERNO 08
Saberes Matemáticos e outros campos do saber

 

DOCUMENTO ORIENTADOR
Ações de formação em 2014

+ Documentos Gerais

Cadernos de Estudos da Provinha Brasil
Avaliação da Alfabetização e do Letramento

 

Cronograma de Formação e Repasse

  

Atividade Especial para Cursistas
em Licença a Maternidade (1)

 

Atividade Especial para Cursistas
em Licença a Maternidade (2)

 

Pauta do Encontro de Maio

+ Perfil do Profissional

Orientadores de Estudos e Professores Alfabetizadores.

+ Objetivos Gerais

  • Oferecer suporte à ação pedagógica dos professores dos anos/séries iniciais do ensino fundamental, contribuindo para elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática;

  • Propor situações que incentivem a reflexão e a construção do conhecimento como processo contínuo de formação docente;

  • Desenvolver conhecimentos que possibilitem a compreensão da matemática e da linguagem e seus processos de ensino e aprendizagem;

  • Contribuir para que se desenvolva nas escolas uma cultura de formação continuada;

  • Desencadear ações de formação continuada em rede, envolvendo Universidades, Secretarias de Educação e Escolas Públicas dos Sistemas de Ensino.

+ Objetivos Específicos

  • Garantir que os estudantes dos sistemas públicos de ensino básico estejam alfabetizados, em Língua Portuguesa e em Matemática, até o final do 3º ano do ensino fundamental;

  • Definir novas diretrizes e conteúdos de formação de professores alfabetizadores com vistas a reestruturação da formação inicial;

  • Reduzir a distorção idade-série na educação básica;
     
  • Melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

+ Metodologia

O Pacto se estrutura em uma metodologia para formar orientadores de estudos, que por sua vez, ministrarão o curso a professores alfabetizadores em seus municípios. Para que a formação nos municípios ocorra concomitante ao ano letivo, é necessário que seja organizado um curso que proporciona continuidade ao Encontro de 40h que foi iniciado em 2012 para, assim, continuar a preparar os orientadores de estudos.

No ano de 2014 serão organizados seis encontros com os Orientadores de Estudos. Neles serão organizados os cursos de preparação destes orientadores. São eles:

  1. Curso (40h) – Formação Inicial PNAIC;
  2. Quatro seminários (32h) – Encontro com Orientadores de Estudos; 
  3. Atividades Indiretas (48h);
  4. Seminário Final (16h).

+ Formas de avaliação

Um dos eixos estruturantes do Pacto, reúne três componentes principais:

  • Avaliações processuais, debatidas durante o curso de formação, que podem ser desenvolvidas e realizadas continuamente pelo professor junto aos alunos;

  • Os professores terão acesso a um sistema informatizado onde deverão inserir os resultados da Provinha Brasil de cada criança, no início e no final do 2º ano. Através deste sistema, docentes e gestores poderão acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem de cada aluno de sua turma, e fazer os ajustes necessários para garantir que todos estejam alfabetizados no final do 3º ano do ensino fundamental;

  • Ao final do 3º ano, todos os alunos farão uma avaliação coordenada pelo INEP. O objetivo desta avaliação universal será avaliar o nível de alfabetização alcançado pelas crianças ao final do ciclo. Esta será mais uma maneira da rede analisar o desempenho das turmas e adotar as medidas e políticas necessárias para aperfeiçoar o que for necessário. O Ministério da Educação assumirá o custo dos sistemas e das avaliações externas. Avaliação no ciclo de alfabetização: reflexões e sugestões - Caderno com reflexões sobre a avaliação e sugestões de atividades de diagnóstico e de acompanhamento dos processos de aprendizagem.

+ Polos Presenciais

Pólo Sul de Minas: Poços de Caldas

+ Formadores

  • Cláudia Aparecida Medeiros de Siqueira Amaral
  • Cíntia Mendes
  • Elizete Fernandes dos Santos
  • Flávia Goulart Pereira
  • Fabrícia Gomes Moreira
  • Lêda Maria Correa
  • Maria Célia Elias Matos
  • Mirlei Costa Fonseca do Amaral

+ Emissão de Certificados

 

 

 

Secretaria do Curso

Secretaria PNAIC

(31) 3559.1931

 

Supervisores

Elisangela Leal

Luana de Araújo Carvalho

 

Coordenação Adjunta Linguagem

Prof. Adail Sebastião Rodrigues Júnior

 

Coordenação Adjunta Matemática

Prof. Edemar Amaral Cavalcante

 

Coordenação Geral

Profa. Adriana Maria Tonini