Prof. Dulce Maria Pereira do CEAD-UFOP e do DEPRO participa do 24ª prêmio Embraco de Ecologia no dia 30 de junho

A professora Dulce Maria Pereira do CEAD-UFOP proferiu a palestra de abertura do evento, que contou também com a presença de instituições de ensino do município e do estado DF. O Prefeito Udo Döhler, de Joinville, participou da solenidade de abertura e elogiou a presença da professora e arquiteta Dulce Maria pereira, da UFOP.

Joinville, 02 de junho de 2016 – A 24º edição do Prêmio Embraco de Ecologia foi lançada oficialmente no dia 30 de junho, quinta-feira, na Associação Empresarial de Joinville (Acij). O evento contou com a presença de professores e diretores de instituições de ensino, que acompanharam a palestra “Espaços Educadores Sustentáveis – Conexão da Gestão, Currículo e Espaço Físico”, ministrada pela professora Dulce Maria Pereira, do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto e do DEPRO, onde coordena o Laboratório de Arquitetura e Engenharia para a Sustentabilidade. Os participantes também participaram do 4º Seminário de Educação Ambiental de Joinville.

Dulce Maria Pereira desenvolveu um rico diálogo com educadores, criando condições para a consolidação de caminhos de articulação do currículo e da gestão das unidades escolares para que (segundo o bioma e as especificidades socioamentais) a valorização da história étnica e cultural das pessoas que habitam o território, se tornem, realmente, espaços educadores sustentáveis.

No dia anterior, a professora da UFOP visitou escolas do Estado e do Município. Foi possível trabalhar com educadores e avaliar as transformações já implantadas nas escolas de educação infantil, que executam programas da Prefeitura, o PDDE Escolas Sustentáveis e, ainda, várias delas já possuem o trabalho potencializado pelo Prêmio Embraco.

A professora afirma: “É um grande estímulo para nosso trabalho constar a aplicação tão eficiente e cuidadosa das propostas dos processos da Escolas Sustentáveis. Pude presenciar como a articulação do currículo com a gestão, para a organização de espaços educadores sustentáveis, se materializa em processos que beneficiam crianças e famílias. Isso acontece a partir da organização de setores complementares comprometidos com o bem viver e a implementação de políticas públicas orientadas pelos conceitos da Educação Ambiental. A universidade produz, compartilha, sistematiza conhecimentos que estão incubados nas comunidades. O município, por meio de sua área de educação ambiental, implanta políticas, articula e promove o trabalho dos(as) educadores e estimula educadores e crianças. O governo federal, nos anos de 2014 e 2015, aportou recursos através do PDDE Escolas Sustentáveis. Ainda, a EMBRACO, por compromisso socioambiental, potencializa o trabalho com recursos e suporte técnico. A riqueza do resultado é a participação dos pais através das COM Vidas, é o sorriso dessas crianças que têm oportunidades, na escola pública, de vivenciar, como proposto na utopia de Paulo Freire, a escola que diz sim à vida!”

Neste ano, o prêmio aborda o tema “Estruturas Sustentáveis”. As inscrições para as categorias “Ação” (que prevê o período de um ano de execução) e “Transformação” (dois anos para implantação) deverão ser realizadas entre 1º de julho e 30 de setembro de 2016, pelo site www.embraco.com.br/ecologia. No ano passado, foram 34 projetos inscritos e cinco premiados. Todos os trabalhos seguem a metodologia de Espaços Educadores Sustentáveis, do Ministério da Educação (MEC), que promove a construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas para a conquista da sustentabilidade socioambiental e a melhoria da qualidade de vida.

Além de incentivar e reconhecer as práticas socioambientais adotadas nas instituições de ensino, o Prêmio Embraco de Ecologia tem como objetivo contribuir para aprofundar o conhecimento e as metodologias que sustentam a implementação da política das escolas sustentáveis em Joinville, em parceria com o Estado e o Município.

No período da tarde, sob coordenação da Professora Dulce Maria Pereira, e com a participação de professoras e coordenadoras do Governo Estadual e Municipal, foi realizado o 4º Seminário de Educação Ambiental de Joinville, com o objetivo de estimular uma reflexão sobre as propostas de educação ambiental desenvolvidas no município. A professora arquiteta e urbanista Dulce Maria Pereira coordenou a mesa-redonda sobre os Espaços Educadores Sustentáveis. Foi um rico debate, com definição das linhas de trabalho do Estado e do Município.

Direcionamentos importantes, como a possibilidade de parceria com a UFOP para a realização do curso de Escolas Sustentáveis no município, cooperação entre EMBRACO e UFOP para estágio de estudantes em áreas de inovação tecnológica com economia circular e trabalhos conjuntos para o cumprimento de metas de inclusão, estão em tratativa.

"O trabalho da professora do DEGEP-CEAD e do DEPRO da UFOP iluminou caminhos e possibilidades para a continuação de consolidação de escolas sustentáveis, inovadoras, resilientes e inclusivas, afirma Líria Rodrigues, da Planta Sustentabilidade da EMBRACO".

Programação

8h – Recepção

8h30 – Lançamento

9h30 – Intervalo

10h – Dinâmica

10h15 – Palestra “Espaços Educadores Sustentáveis – Conexão da Gestão, Currículo e Espaço Físico”, com a professora Dulce Maria Pereira

12h – Almoço

13h30 – 4º Seminário de Educação Ambiental

16h30 – Intervalo

17h – Encerramento

Sobre o prêmio

Em mais de duas décadas, o prêmio recebeu 823 projetos, 106 dos quais foram implantados com o patrocínio da empresa. O prêmio abrange os níveis da Educação Infantil e Ensino Fundamental e se constitui a principal ação de investimento social da Embraco no Brasil. Com mais de 100 mil pessoas beneficiadas, foi classificado entre as boas práticas do Pacto Global, da Organização das Nações Unidas (ONU), reconhecido pelos prêmios Eco, da Câmara Americana de Comércio, e Expressão de Ecologia, e incluído no currículo de apresentações em conferências de educação ambiental dentro e fora do Brasil.

Em 2015, cinco escolas foram premiadas com o troféu Quero-Quero. Na categoria Ação, que prevê um ano para a implantação, os vencedores foram o CEI Alzelir Teresinha Gonçalves Pacheco, CEI Cachinhos de Ouro, Escola Municipal Alfredo Germano Henrique Hardt e a Escola de Educação Básica Professora Alícia Bittencourt Ferreira. O CEI Alegria de Viver ganhou na categoria Transformação, que conta com dois anos para finalizar o projeto.

A professora Dulce Maria Pereira visitou as escolas que implementaram o programa Escola Sustentável e com Vida e teve a oportunidade de verificar a qualidade do ensino quando o currículo e a gestão são articulados na organização do espaço físico, segundo as complexidades do território onde se localiza o território escolar, com a participação da comunidade.

De acordo com a professora Dulce, é uma grande alegria ver orientações de seu livro publicado pela UFOP, sendo utilizado no cotidiano da escola e criando condições para a educação de qualidade no ensino público.

 

Fonte: acesse o site do evento