Projetos do curso de Administração Pública (presencial) são premiados no Encontro de Saberes 2025

Dois projetos desenvolvidos por estudantes e professores do curso de Administração Pública (presencial) da UFOP foram reconhecidos com Menção Honrosa durante o Encontro de Saberes 2025 – XVII Mostra Pró-Ativa, realizado de 10 a 12 de novembro, no Centro de Artes e Convenções, em Ouro Preto.

Com o tema “Conexões que Inspiram: o Papel da Universidade na Transformação Social”, o evento reuniu atividades e debates que destacaram como o conhecimento produzido na universidade pode contribuir para enfrentar desafios sociais complexos, envolvendo questões econômicas, políticas, ambientais, culturais e éticas. A proposta reforçou a importância da UFOP na formação de profissionais qualificados e na produção de conhecimento comprometido com a sociedade.

Dentro da programação, a Mostra Pró-Ativa apresentou iniciativas voltadas ao aprimoramento do ensino de graduação. Criado em 1999 pela Prograd/UFOP, o Programa Pró-Ativa incentiva projetos e planos de ação que fortalecem a orientação acadêmica e promovem práticas pedagógicas inovadoras.

Os projetos premiados foram:

Gamificação: role-play game no processo de ensino e aprendizagem
Autores:
Thamyris Rafaele Lopes Diniz (discente)
Luciano Batista de Oliveira (orientador)
Lelis Maia de Brito (coorientador)

Pró-Ativa – Plano de Ação 2025: Apoio à Orientação Acadêmica do Curso de Administração Pública (presencial)
Autores:
Carlos Miguel Gomes (discente)
Wellington Tavares (orientador)

Na foto registrada durante o evento, estão os estudantes premiados: Carlos Miguel Gomes, à esquerda, e Thamyris Rafaele Lopes Diniz, à direita.

Foto dos discentes Carlos Miguel e Thamyris Rafaele segurando os certificados das premiações

O reconhecimento destaca o empenho dos discentes e docentes do curso em desenvolver propostas que aproximam teoria e prática, contribuindo para uma formação acadêmica mais dinâmica, crítica e alinhada às demandas da sociedade.