resep masakan

Práticas Pedagógicas

MODALIDADE: Pós-Graduação Lato Sensu

DURAÇÃO: 18 meses

CARGA HORÁRIA: 360h


O curso de Especialização em Práticas Pedagógicas obedece a  toda a legislação regulatória de cursos de especialização e cursos a distância do país. No que diz respeito a cursos a distância, atende o Art. 80 da Lei 9.394/96 (LDB), Decreto Nº 2.494 de 10 de fevereiro de 1998, Decreto 2.561 de 27 de abril de 1998 e Portaria do MEC Nº 301 de 7 de abril de 1998.

 

Calendário 2014/2015 (Oferta 4)
Calendário 2013/2014 (Oferta 3)

 

Atenção!
Informações sobre os prazos para a defesa
das monografias


+ Projeto Pedagógico do Curso

Em reformulação.

+ Perfil do Profissional

O Curso de Especialização em Práticas Pedagógicas da UFOP/CEAD enseja condições para que o especialista contribua na tarefa de democratizar o acesso aos conhecimentos visando, entre outros objetivos, a promoção da melhoria nas condições de vida das pessoas. De modo mais específico isso implica em ser um profissional capaz de ensinar, tanto no âmbito escolar como em espaços não-escolares, assim como investigar, refletir, gerar conhecimento, gerir variáveis relacionadas a atividade docente.

Nosso curso procura formar profissionais que incluem um conjunto de competências e habilidades, de forma a garantir uma base consistente no exercício de sua função.

+ Objetivos Gerais

O curso tem como objetivo ampliar as perspectivas de atuação docente e dar continuidade à formação profissional, proporcionando reflexões críticas sobre a prática pedagógica e o processo educativo.

+ Objetivos Específicos

  • Contribuir para a formação continuada de professores;

  • Promover reflexões sobre os fundamentos da educação, da escola e da prática pedagógica, bem como sobre os sentidos do processo educativo, contemplando a educação inclusiva.

+ Metodologia

O curso é formado por módulos sequenciais. Eles serão ofertados através da metodologia em Educação a Distância utilizando:

  • Orientações através de vídeoconferência;

  • Materiais didáticos produzidos em Linguagem Dialógica;

  • Ferramentas de interação online;

  • Os alunos terão assistência pedagógica de tutores presenciais nos polos de origem e tutores a distância através do ambiente virtual de aprendizagem, a plataforma Moodle.

+ Formas de avaliação

A avaliação do desempenho do cursista poderá ser realizada por meio de quatro instrumentos: atividades propostas durante as etapas a distância; atividades propostas nas etapas presenciais, avaliações e auto-avaliações escritas, e projetos de investigação desenvolvidos em contexto escolar.

+ Requisitos para Diplomação

Após a integralização curricular e defesa de monografia, seguir as orientações das secretarias dos polos ou da secretaria de cursos de Pós-Graduação para expedição do diploma.

+ Polos Presenciais

Curso ofertado nos polos:

Alterosa – MG

Barão de Cocais – MG

Bom Despacho – MG

Conselheiro Lafaiete – MG

Divinolândia de Minas – MG

Ipatinga – MG

João Monlevade – MG

+ Tutores

Lista de Tutores

+ Membros do Colegiado

 

 

 

Secretaria de cursos Pós-Graduação

Luciene Machado

(31) 3559.1461

 

Coordenação de Tutores

Cláudia Cristina Mol

(31) 3559.1940

 

Coordenação do curso

Profa. Márcia Ambrósio

(31) 3559.1915

 

Presidente

Profa. Márcia Ambrósio

(31) 3559.1915