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Matemática

MODALIDADE: Licenciatura

DURAÇÃO: 9 semestres

CARGA HORÁRIA: 2850 h


O Curso de Licenciatura em Matemática, modalidade a distância, foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto, pela Resolução CEPE No. 2785. O conceito 4 foi dado pela Avaliação feita pelo INEP em 2013.

 

 

+ Projeto Pedagógico do Curso

Projeto Pedagógico do Curso

+ Perfil do Profissional

Espera-se que o professor formado esteja capacitado para:

  • Expressar-se oralmente e por escrito com clareza e precisão;

  • Trabalhar em equipes multidisciplinares;

  • Compreender, criticar e utilizar novas idéias e tecnologias para a resolução de problemas;

  • Utilizar a prática profissional também como fonte de produção de conhecimento;

  • Identificar, formular e resolver problemas na sua área de atuação, utilizando o rigor lógico-científico na análise da situação-problema;

  • Estabelecer relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento;

  • Participar de programas de formação continuada;

  • Realizar estudos de pós-graduação e trabalhar na interface da Matemática com outros campos do saber;

  • Espera-se ainda que o profissional tenha a percepção correta do papel social do educador, que sua ação possibilite a transformação do meio social da escola e que seja capaz de socializar o conhecimento matemático e utilizá-lo na formação dos indivíduos para o exercício da cidadania.

+ Objetivos Gerais

Formar professores de Matemática criativos, reflexivos e críticos capacitados para atuar no ensino nos diversos níveis, conscientes do significado e da importância social de sua profissão, que deve estar direcionada para a humanização do indivíduo e a preservação de sua liberdade.

+ Objetivos Específicos

Promover a qualificação de profissionais para:

  • Exercer atividades de ensino relativas às áreas que integram o currículo do Ensino Médio e das séries finais do Ensino Fundamental, desenvolvendo reflexão quanto ao fazer pedagógico e suas implicações na realidade social;

  • Obter uma formação teórico-prática na área de Matemática suficiente para atuar de forma crítica em diversos campos de atividade educacional;

  • Dominar os conteúdos disciplinares relativos à docência das diferentes áreas que integram os currículos da Escola Básica bem como as suas respectivas metodologias, recursos e meios, visando ao preparo de ambientes de aprendizagem e à condução de situações educativas;

  • Compreender os fundamentos epistemológicos das teorias que sustentam as propostas pedagógicas para a Escola Básica;

  • Demonstrar postura científica ativa, criativa e reflexiva diante de problemas da educação e especificamente da docência na Educação Básica;

  • Atuar no planejamento, organização e gestão dos Sistemas de Ensino Fundamental e Médio e nas esferas administrativa e pedagógica com competência técnico-científica e ética e democratização das relações sociais na comunidade escolar e fora dela;

  • Contribuir com o desenvolvimento do projeto pedagógico da instituição onde atua, desenvolvendo atividades pedagógicas em consonância com as atividades coletivas, de forma interdisciplinar e de interlocução com os diversos campos do saber e da cultura;

  • Participar de movimentos socio-culturais da comunidade, em geral, e de sua categoria profissional, em particular, exercendo liderança e assumindo compromisso com a transformação social do seu meio.

+ Metodologia

O ensino a distância é caracterizado como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologia de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.

Cada aluno, além das comunicações virtuais, estará vinculado a um Polo de Apoio Presencial (PAP) – espaço para encontros com professores, monitores, tutores, e colegas. Neste mesmo PAP o aluno fará periodicamente avaliações, conforme o calendário específico do seu curso.

Nesta modalidade o aluno é sujeito que vai administrar a própria aprendizagem, construindo seu próprio método para melhor aproveitar os conteúdos disponibilizados por meio eletrônico e/ou impresso. Deverá se conscientizar de que estuda para seu próprio aperfeiçoamento profissional e de que é o responsável central neste processo.

+ Formas de avaliação

A cada disciplina corresponderão atividades específicas e provas cujos critérios serão previamente divulgados no AVA pelos professores. Haverá encontros presenciais nos Polos de Apoio Presencial para provas e outras atividades, preferencialmente aos sábados.  A média de aprovação em cada disciplina será igual ou superior a seis (6,0), segundo as normas da UFOP.

O processo de Seleção obedece às normas da UFOP/UAB. Atualmente é feito pela nota do ENEM.

+ Requisitos para Diplomação

Após a integralização curricular, seguir a orientação contida no portal Minha UFOP para colação de grau e expedição do diploma.

+ Polos Presenciais

Curso ofertado nos polos:

Alterosa – MG

Apiaí – SP

Araguari – MG

Barão de Cocais – MG

Caratinga – MG

Conselheiro Lafaiete – MG

Ipatinga – MG

Itabira – MG

Itapevi – SP

Jales – SP

João Monlevade – MG

Lagamar – MG

Salinas – MG

São João da Boa Vista – SP

São José dos Campos – SP

+ Tutores

Lista de Tutores

+ Membros do NDE

Presidente

Profa. Dr. Milton Rosa

Professores

Profa. Dr. Adriana Maria Tonini

Prof. Dr. Daniel Clark Orey

Profa. Dra. Maria do Carmo Vila

Profa. Dra. Marger da Conceição Ventura Viana

Profa. Dra. Clarisse Vieira (Engenharia de Produção)

Prof. Me. Flávio Moura (DEMAT)

+ Membros do Colegiado

 

 

 

Secretaria Acadêmica

(31) 3559.1460

 

Secretaria do curso

e-mail

(31) 3559.1461

 

Coordenação de Tutores

Maria Izabel Lage Martins Gomes

(31) 3559.1445

 

Coordenação do curso

Prof. Milton Rosa

(31) 3559.1445

Núcleo Docente Estruturante

Presidente

Prof. Milton Rosa

(31) 3559.1445


Presidente

Prof. Milton Rosa

(31) 3559.1445