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DEGEP - Departamento de Gestão Pública


A criação do DEGEP - CEAD/UFOP

No ano de 2010 um grupo de professores lotados no CEAD da UFOP se articulou visando a criação de um departamento dentro do CEAD. Esse departamento abrigaria o curso de Administração Pública da UFOP, ofertado na modalidade a distância. Em que pese a diversidade de formação desses profissionais – administração, ciência contábil, história, ciência política e direito – havia um entendimento comum que os esforços acadêmicos poderiam ser centrados no desenvolvimento do curso de Administração Púbica, principalmente pelo fato dele ser relativamente recente no Brasil e apresentar um alto potencial de crescimento.

A fim de construir o novo departamento, foi necessário, primeiramente, alterar o regimento do CEAD, pois ele não abrigava na sua estrutura administrativa a existência de departamentos. Nesse sentido, foram solicitadas diversas reuniões com o órgão máximo de deliberação do CEAD, o Conselho Diretor, para que o mesmo discutisse a viabilidade da estruturação de departamentos no CEAD. Consequente, em reuniões de professores realizadas nos dias 13 e 20 de outubro de 2010, foram definidas a estrutura e a competência das Assembleias de Professores e dos Colegiados de cursos, e uma proposta de alteração da Resolução CUNI/UFOP 806/2007, a ser analisada pelo Conselho Diretor do CEAD.

NO ano de 2011, em agosto, foi encaminhado à Diretoria do CEAD um ofício solicitando providências para a criação do Departamento de Gestão Pública (DEGEP). No documento, firmado por diversos professores em abril de 2011, se define a estrutura administrativa do Departamento e suas políticas de ensino, pesquisa e extensão.

Com a proposta de criação, os anos de 2011 e 2012 foram de intensas articulações para que todos os professores do CEAD se envolvessem na proposta de criação de novos departamentos, sendo que ao final das discussões ficou acertado que seriam dois: O DEGEP (Departamento de Gestão Pública) e o DETEC (Departamento de Educação e Tecnologia). Outro esforço foi no sentido de articular uma frente de ações juntamente com o Conselho Diretor do CEAD para que os órgãos superiores da UFOP, nomeadamente o CEPE e o CUNI, acolhessem a proposta. Não foi uma luta fácil, pois havia uma expectativa do CEAD ser uma estrutura diferenciada dentro da UFOP, sem estar dividido em departamentos. Evidente, à medida que foi se constituindo um grupo de professores lotados nessa unidade ficou claro que para o bom funcionamento e desenvolvimento de suas atividades não poderia se prescindir de uma articulação acadêmica própria, o que os levou, de modo unânime, a acolher a proposta de departamentalização do CEAD. Logo, em 12 de dezembro de 2011, o Conselho Diretor do CEAD encaminhou ofício ao Reitor da UFOP e Presidente do CEPE no qual informa que o Conselho Diretor havia aprovado a criação do DEGEP e solicitando providências da Administração Superior para efetivar sua criação no âmbito da UFOP.

O ano de 2012 foi um longo processo de discussões entre os professores do futuro DEGEP, Conselho Diretor do CEAD e órgãos da Administração Superior, mas apenas em 2013 que as decisões se concretizaram. Para tal, foi de extrema importância a articulação dos professores do futuro DEGEP para que um documento, com suas assinaturas, fosse encaminhado ao reitor da UFOP, juntamente com a solicitação de reunião entre eles e o reitor e seus representantes, para firmar o compromisso dos professores com o novo departamento e relatar as dificuldades de crescimento que a antiga estrutura do CEAD lhes estava impondo. Com essa reunião foi possível que as partes compartilhassem suas dúvidas e de fato ela foi de grande importância para que em outubro de 2013 fosse apresentada ao Conselho Universitário da UFOP a proposta de criação dos dois Departamentos do CEAD, DEGEP e DETEC. E assim, no dia 21 de outubro de 2013, o Conselho Universitário da UFOP deliberou favoravelmente para a criação do DEGEP e DETEC, conforme resolução CUNI n° 1.541.

 

+ Áreas de Conhecimento

A área de Gestão Pública está ligada à formação básica do curso de graduação em Administração Pública, que teve suas atividades iniciadas no ano de 2007. Seu projeto político pedagógico foi aprovado pelas Resoluções CEPE nº 3455/2008 e 3603/2009.

+ Objetivos Específicos

  • Elaboração de planos de trabalho no seu âmbito regimental e estatutário;

  • Atribuição de encargos didáticos aos seus docentes;

  • Definição de linhas de pesquisa na sua área de conhecimento;

  • Definição de propostas de extensão na sua área de conhecimento e afins;

  • Política de recursos humanos na sua área de conhecimento;

  • Elaboração de plano de capacitação dos docentes na sua área de conhecimento.

+ Identidade Visual

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DOCENTES

Prof. Me. Adriano Sérgio Lopes da Gama Cerqueira

Profa. Ma. Biancca Nardelli Schenatz

Prof. Dr. Breynner Ricardo de Oliveira

Prof. Dr. Carlos Alberto Dainese

Prof. Dr. Daniel Clark Orey

Profa. Dulce Maria Pereira

Prof. Dr. Helton Cristian de Paula

Prof. Me. Lélis Maia de Brito

Prof. Me. Luciano Batista de Oliveira

Profa. Dra. Marger da Conceição Ventura Viana

Profa. Dra. Maria do Carmo Vila

Prof. Dr. Milton Rosa

Profa. Ma. Mírian Assumpção e Lima

Prof. Me. Rafael de Oliveira Alves

Profa. Dra. Tania Rossi Garbin

Prof. Dr. Wellington Tavares

Prof. Dr. Wilson José de Araújo

 

 

 

Secretaria do Departamento:

Anielle Cândido

(31) 3559.1461

 

Chefe do Departamento:

Prof. Adriano Sérgio Lopes da Gama Cerqueira

(31) 3559.1915