CEAD

O Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD - é uma unidade acadêmica da UFOP, a partir de dezembro de 2003, quando foi aprovado pelo Conselho Universitário.

Tem  sua origem no Núcleo de Educação Aberta e a Distância - NEAD, criado em 2000 e estando, então, vinculado à Pró-reitoria de Extensão, como o órgão responsável pela administração e coordenação didático-pedagógica dos Programas e Projetos de EAD da UFOP.

Congregando professores da UFOP das diversas áreas do conhecimento, e que resultam em equipes multidisplicinares, promove a democratização do saber, o acesso à educação e a interiorização da oferta de cursos para atender às demandas da comunidade e de entidades públicas e privadas.

A Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, desde 2000, oferece cursos na modalidade a distância nos níveis de Graduação e Pós-Graduação.

Tendo por objetivo a consolidação e o aperfeiçoamento da modalidade a distância, a UFOP criou o Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD, instalado no município de Ouro Preto, Campus Morro do Cruzeiro, que está investindo em infra-estrutura tecnológica, de edificação e pessoal especializado na área, visando o oferecimento de cursos a distância de qualidade.

Atualmente o CEAD oferece os cursos, na modalidade a distância, em Graduação de Licenciatura em Pedagogia para Educação Infantil, Licenciatura em Educação Básica - Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Matemática e Bacharelado em Administração Pública e Pós-Graduação Lato Sensu em Tutoria em EAD e Práticas Pedagógicas. O total de alunos matriculados no CEAD é de 4861.