resep masakan

História

Em 1998, a Prefeitura de Itabirito manifestou interesse em estabelecer parceria com a UFOP, objetivando bursa escort graduar professores da rede preschool crafts pública municipal. Foram implantados, então, os cursos de Ciências Biológicas (Licenciatura) e Matemática (Licenciatura), presenciais. Diante do sucesso do projeto, outros municípios solicitaram parcerias. Impossibilitada de atender tão significativa demanda, a UFOP buscou como referência a Licenciatura Plena a distância oferecida pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) para a formação de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, curso aprovado e recomendado pelo Ministério da Educação.

Assim, a UFOP, que fez convênio com a UFMT, criou o Núcleo de Educação Aberta e a Distância (NEAD), responsável pela administração e coordenação didático-pedagógica dos Programas e Projetos da Educação a Distância (EAD), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e aprovado pelo Conselho de Ensino e Pesquisa (CEPE) em 12 de abril de 2000. Neste mesmo ano, foi implantada a Licenciatura em Educação Básica – Anos Iniciais do Ensino Fundamental, juntamente com a criação dos Polos de Apoio Presencial de Barão de Cocais, de Nova Era e de Paraopeba, logo seguidos de outros, com o total de 88 municípios e 3.750 alunos no Estado de Minas Gerais. Em dezembro de 2003, o NEAD tornou-se o Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), uma unidade acadêmica da UFOP.

O CEAD oferece, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), cursos a distância, de Graduação, Pós-Graduação e Extensão, que atendem um público amplo, em que se destacam professores da rede pública do Ensino Básico, gestores públicos, interessados advindos de demandas sociais, além de outros profissionais da Educação, para formação inicial e formação continuada.