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O corpo brincante e o uso do portfólio no processo educativo

O Projeto de Extensão “O corpo brincante e o uso do portfólio no processo educativo”, tem como objetivo principal qualificar os participantes para desenvolver experiências corporais brincantes interdisciplinares, registrando-as em portfólios de aprendizagens, unindo teoria/prática.

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GESTÃO DE POLOS DE APOIO PRESENCIAL

Com o objetivo de capacitar os gestores de Polos UAB/UFOP, foi encaminhado e aprovado pela a CAPES/UAB, proposta para oferta de curso: “Atualização em Gestão de Polos de Apoio Presencial". O público alvo são coordenadores e técnicos de 36 polos UAB que oferecem cursos de graduação, pós-graduação e extensão da UFOP nos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Bahia.

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Educação Ambiental, Escolas Sustentáveis e COM-VIDA

O Processo Formativo em Educação Ambiental: Escolas Sustentáveis e COM-VIDA, está estruturado em oferta de curso de Extensão (com duração de 120h) e de Pós-Graduação (na modalidade Especialização com duração de 420h). A estruturação do Processo Formativo em Educação Ambiental é uma demanda dos educadores ambientais do país. O Curso é pioneiro no Brasil e está estruturado num programa formativo amplo, que fornece a capacitação teórica, as diretrizes metodológicas, as ferramentas pedagógicas e os instrumentos didáticos necessários para a formação docente. Tendo como eixo a formação de professores que sejam sujeitos engajados na transição das escolas de ensino fundamental do país em espaços sustentáveis. 

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Curso de atualização em ferramentas de comunicação e softwares pedagógicos para uso nas licenciaturas de Matemática e Pedagogia

O presente curso tem por objetivo proporcionar atualização a tutores, que atuam no CEAD/UFOP ou constam de seu cadastro de reserva, em ferramentas de comunicação e softwares pedagógicos para serem usados na oferta de disciplinas de matemática dos cursos de Graduação em Matemática, Pedagogia e Administração Pública.

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PNAIC: Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

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