Avaliação Institucional do Curso de Administração Pública
- Publicado em 08.01.14
O curso de Administração Pública do CEAD/UFOP receberá no inicio do mês de Fevereiro de 2014 os avaliadores do INEP. A avaliação externa é um dos requisitos para que os cursos de graduação na educação de nível superior sejam reconhecidos em âmbito nacional.
No caso do ensino a distância essa avaliação ocorre na sede da instituição e nos polos presenciais.
Nesse ínterim, receberão a visita dos avaliadores os polos de Salinas (MG) e Governador Valadares (MG). Ambos os polos já estão se preparando e se organizando para esse importante momento para o curso. Os polos citados representarão 21 polos, os quais também abrigam o curso de Administração Pública.
A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e está relacionada:
- À melhoria da qualidade da educação superior;
- À orientação da expansão de sua oferta;
- Ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social;
- Ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.
A Avaliação Institucional divide-se em duas modalidades:
Autoavaliação – Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da auto-avaliação institucional da CONAES.
Avaliação externa – Realizada por comissões designadas pelo INEP, a avaliação externa tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das auto-avaliações. O processo de avaliação externa é independente de sua abordagem e se orienta por uma visão multidimensional que busca integrar suas naturezas formativa e de regulação numa perspectiva de globalidade.
Em seu conjunto, os processos avaliativos devem constituir um sistema que permita a integração das diversas dimensões da realidade avaliada, assegurando as coerências conceitual, epistemológica e prática, bem como o alcance dos objetivos dos diversos instrumentos e modalidades.
Fonte: Portal INEP
Professor Luciano B. Oliveira – Coordenador do Curso de Bacharelado em Administração Pública - CEAD/DEGEP/UFOP