Avaliação Institucional do Curso de Administração Pública

O curso de Administração Pública do CEAD/UFOP receberá no inicio do mês de Fevereiro de 2014 os avaliadores do INEP. A avaliação externa é um dos requisitos para que os cursos de graduação na educação de nível superior sejam reconhecidos em âmbito nacional.

No caso do ensino a distância essa avaliação ocorre na sede da instituição e nos polos presenciais.

Nesse ínterim, receberão a visita dos avaliadores os polos de Salinas (MG) e Governador Valadares (MG). Ambos os polos já estão se preparando e se organizando para esse importante momento para o curso. Os polos citados representarão 21 polos, os quais também abrigam o curso de Administração Pública. 

A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e está relacionada:

  • À melhoria da qualidade da educação superior;
  • À orientação da expansão de sua oferta;
  • Ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social;
  • Ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.


A Avaliação Institucional divide-se em duas modalidades:


Autoavaliação  Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da auto-avaliação institucional da CONAES.

Avaliação externa – Realizada por comissões designadas pelo INEP, a avaliação externa tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das auto-avaliações. O processo de avaliação externa é independente de sua abordagem e se orienta por uma visão multidimensional que busca integrar suas naturezas formativa e de regulação numa perspectiva de globalidade.

Em seu conjunto, os processos avaliativos devem constituir um sistema que permita a integração das diversas dimensões da realidade avaliada, assegurando as coerências conceitual, epistemológica e prática, bem como o alcance dos objetivos dos diversos instrumentos e modalidades. 

Fonte: Portal INEP

Professor Luciano B. Oliveira – Coordenador do Curso de Bacharelado em Administração Pública - CEAD/DEGEP/UFOP