Prof. Adriano Cerqueira participa como um dos autores do livro "História e memória das ditaduras do século XX - VOL. 1"

O Prof. Adriano Sérgio Lopes da Gama Cerqueira (DEGEP/UFOP), juntamente com o Prof. Rodrigo Patto Sá Mota (UFMG), participam como autores do livro "História e memória das ditaduras do século XX - VOL. 1", publicado pela Editora FGV e organizado por Samantha Viz Quadrat e Denise Rollemberg. Adriano participa como atuor do capítulo "Memória e esquecimento: o regime militar segundo pesquisas de opinião". 

Segundo a sinopse apresentada pela editora, "desde a segunda metade do século passado, os estudos sobre memória ganharam espaço significativo no meio acadêmico. Houve, contudo, uma tendência a confundi-la com a própria história, não raramente sobrepondo a memória à história." O livro "História e memória das ditaduras do século XX" reúne, em dois volumes, textos de historiadores que enfrentam o desafio de produzir conhecimento sobre realidades da Europa e da América Latina (o Brasil, inclusive), tomando a memória como objeto da história, colocando aquela a serviço desta.

Neste primeiro volume, os capítulos estão centrados nos seguintes eixos temáticos relativos a ditaduras do século XX: memória e história; historiografia; consenso; militares; intelectuais; instituições.

Confira aqui mais informações desta publicação