+ Perfil do Profissional

O perfil profissional dos egressos do curso está relacionado com a compreensão das relações individuais e coletivas presentes nas manifestações e nas necessidades sociais, políticas, físicas, cognitivas, emocionais e afetivas dos alunos por meio da assimilação e da busca contínua pela responsabilidade pelo próprio processo de ensino e aprendizagem.

O projeto pedagógico do curso fornece condições para que os egressos atuem como sujeitos ativos e participantes da rede de conhecimentos estabelecida, apresentando flexibilidade intelectual e potencial para evoluírem e se desenvolverem por meio da formação continuada. Essa abordagem está de acordo com o Art. 2º das Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia - Resolução CNE/CP N° 1/2006, aplicando-se principalmente à formação inicial para o exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. De acordo com o Art. 4º dessas diretrizes, é possível a atuação profissional dos egressos nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. Assim, as competências e as habilidades desenvolvidas no decorrer do curso atendem ao perfil profissional dos egressos do curso, pois estão em concordância com as diretrizes curriculares nacionais, nas quais os egressos devem desenvolver:

  • A compreensão ampla e consistente do fenômeno e da prática educativos que se dão em diferentes âmbitos e especialidades.

  • A compreensão do processo de construção do conhecimento no indivíduo inserido em seu contexto social e cultural.

  • Capacidade de identificar problemas sócio-culturais e educacionais propondo respostas criativas às questões da qualidade do ensino e medidas que visem superar a exclusão social.

  • A compreensão e valorização de diferentes linguagens manifestas nas sociedades contemporâneas e de sua função na produção do conhecimento.

  • A capacidade de identificar as dinâmicas culturais relacionadas ao fenômeno educativo e de planejar intervenções pedagógicas que as considerem.

  • Capacidade para identificar a problemática pedagógica envolvida na educação das pessoas com necessidades educativas especiais.

  • A capacidade de articular o ensino e a pesquisa na produção do conhecimento e da prática pedagógica.

  • A capacidade de utilizar os conhecimentos sobre a realidade econômica, cultural, política e social brasileira para que possam compreender o contexto e as relações em que está inserida a prática educativa.

  • O compromisso com a ética de atuação profissional e com a organização democrática da vida em sociedade.

  • A articulação da atividade educacional nas diferentes formas de gestão educacional, na organização do trabalho pedagógico escolar, no planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas da escola.

  • A capacidade de promover uma prática educativa que considere as características dos alunos e de sua comunidade, os temas e as necessidades do mundo social e os seus princípios, as prioridades e os objetivos do projeto educativo e curricular e conhecer e dominar os conteúdos básicos relacionados às áreas/disciplinas de conhecimento e às questões sociais que serão objeto da atividade docente, adequando-os às atividades dos alunos.

  • A compreensão dos processos de ensino e aprendizagem na escola e as suas relações com o contexto no qual se inserem as instituições de ensino.

  • A elaboração de projetos pedagógicos, sintetizando as atividades de ensino, gestão escolar e orientação educacional.

  • A capacidade de realizar atividades de planejamento, organização, coordenação e avaliação pautadas em valores como a solidariedade, a cooperação, a responsabilidade e o compromisso.

  • O estabelecimento de relações de parceria e colaboração com a comunidade externa à escola e, de modo especial, com os pais dos alunos, a fim de promover sua participação na comunidade escolar e uma comunicação fluente entre os egressos e a escola.