+ Metodologia

O ensino a distância é caracterizado como uma modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios que utilizam a tecnologia de informação e comunicação por meio dos quais os alunos, tutores presenciais e a distância e os professores desenvolvem atividades curriculares em lugares e tempos diversos.

Além das comunicações realizadas virtualmente por meio do ambiente virtual de aprendizagem (AVA), a plataforma Moodle, os alunos estão vinculados a um polo de apoio presencial, que é o espaço apropriado para a realização de encontros presenciais com os professores, tutores, e colegas.

No polo, os alunos realizam as provas presenciais, os exames especiais, os seminários e outras atividades presenciais de acordo com o proposto pelo calendário acadêmico. No ensino a distância, os alunos administram a própria aprendizagem, pois são os responsáveis pelo processo de ensino que é desencadeado no AVA, construindo o seu próprio método para melhor aproveitarem os conteúdos disponibilizados nesse ambiente de estudo.

Nesse contexto, como o currículo e o conhecimento devem ser percebidos como produtos de relações sociais e históricas, que são orientados por meio da perspectiva crítica do ciclo ação-reflexão-ação, então, quatro conceitos servem de elo entre as diferentes áreas e núcleos do conhecimento e, também, como um fio condutor para a base metodológica do curso:

1. Historicidade: esse conceito permite que os alunos percebam que o conhecimento se desenvolve em um determinado contexto histórico, social e cultural, estando sujeito às suas determinações.

2. Construção: esse conceito perpassa as áreas e núcleos de conhecimento para que os alunos compreendam que, se os conhecimentos são historicamente determinados, então, são resultados de um processo de construção que se estabelece no conjunto de relações da humanidade com a natureza e a cultura, que não são lineares e homogêneas.

3. Diversidade: esse conceito permite que os alunos se conscientizem da diferença da natureza dos conhecimentos, considerando a diversidade de sua abordagem, em razão do enfoque teórico-metodológico escolhido. É importante que os alunos compreendam como as diferentes abordagens determinam posicionamentos políticos na ação educativa, pois o conhecimento trabalhado nas escolas não é neutro.

4. Cientificidade: esse conceito é trabalhado no decorrer do curso de maneira individual em cada disciplina e, também, multidisciplinar e interdisciplinarmente, a partir da realidade social e dos problemas práticos, considerando a diversidade de conhecimentos específicos e metodológicos inerentes à formação e atuação dos professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esse conceito permeia a matriz curricular do curso destacando-se nas atividades de Práticas de Ensino, Metodologias, Estágio Supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

De uma maneira geral, metodologicamente, o projeto pedagógico do curso explicita de um modo detalhado a ação didático-pedagógica desenvolvida no processo de ensino e aprendizagem, como por exemplo, o funcionamento da tutoria, a utilização dos materiais instrucionais e os processos de avaliação interna e externa do curso. No entanto, é importante reexaminar constantemente a metodologia definida para o desenvolvimento das atividades desenvolvidas para que se possa contemplar a interdisciplinaridade com o desenvolvimento do espírito científico e com a formação de alunos autônomos e cidadãos.