+ Formas de avaliação

Cada disciplina constante na matriz curricular do curso apresenta atividades específicas, propostas na plataforma pelos professores, que são acompanhadas e corrigidas pelos professores, tutores presenciais e a distância.

Atendendo ao Art. 4º do decreto nº 5622/2005, a avaliação do desempenho dos alunos para fins de promoção, conclusão de estudos e obtenção de diplomas ou certificados dar-se-á no processo, mediante o cumprimento das atividades programadas e a realização de exames presenciais.

O §1° desse decreto estabelece que esses exames são elaborados pela própria instituição de ensino credenciada, de acordo com procedimentos e critérios definidos no projeto pedagógico do curso. As provas presenciais e as avaliações presenciais de exame especial são realizadas nas cidades polos, preferencialmente, aos sábados, de acordo com o calendário acadêmico divulgado semestralmente na página do CEAD.

O §2° determina que os resultados dos exames especiais prevaleçam sobre os demais resultados obtidos em quaisquer outras formas de avaliação a distância.

O Art. 15 do CEPE 3428/2008 informa que a aprovação em qualquer disciplina de cursos de graduação, na modalidade a distância, somente ocorrerá se os alunos obtiverem, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) da freqüência às atividades previstas no ambiente virtual de aprendizagem com a obtenção de no mínimo média 6,0 (seis), em uma escala de zero a 10,0 (dez), inclusive no Trabalho Conclusivo de Curso (TCC).

A apuração da freqüência no Curso de Licenciatura em Pedagogia está vinculada ao número de atividades, pontuadas ou não, executadas pelos alunos na plataforma Moodle (AVA).

As provas presenciais podem ser pontuadas com um valor de até 6,0 (seis) pontos, por exemplo, duas provas valendo 3 pontos cada, de acordo com o critério adotado e divulgado pelos professores em seu programa de disciplina.

As atividades não presenciais pontuadas desenvolvidas no ambiente virtual de aprendizagem recebem, no máximo, o valor de 4 (quatro) pontos.

A nota dos alunos será a somatória das notas da avaliação presencial e das atividades não presenciais pontuadas. Os alunos que obtiverem nota inferior a 6,0 (seis) e frequência igual ou superior a 75% participam da realização do exame especial, cuja nota varia zero a 10,0 (dez). Os alunos que tiverem nota igual ou superior a 6,0 (seis) e frequência inferior a 75% estão reprovados enquanto que os alunos que tiverem nota inferior a 6,0 (seis) e frequência inferior a 75% também estão reprovados, não podendo participar do exame especial. Esses alunos são matriculados na reoferta das disciplinas.

De acordo com as especificidades de cada disciplina, as avaliações presenciais são realizadas por meio de uma ou mais provas, seminários ou outras atividades presenciais planejadas pelos professores. Essas avaliações são aplicadas em datas estipuladas de acordo com o calendário acadêmico.