+ Projeto Pedagógico

O Projeto Político-Pedagógico (PPP) será elaborado por coparticipação dos membros do DEETE. Na oportunidade, haverá discussão sobre os elementos educativos (princípios e finalidades da educação) importantes na confecção de um projeto vivo de educação superior, na modalidade a distância.

Questões que devem ser debatidas e deliberadas e que são pontos norteadores de um PPP: igualdade nas condições de acesso e permanência dos estudantes na universidade, qualidade de ensino, gestão democrática, liberdade e autonomia  e  valorização do magistério.

Para a elaboração do PPP, do ponto de vista de uma "nova" construção curricular, destaca-se que um dos desafios está em trazer contribuições a respeito da mediação pedagógica no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e de desencadeamento na prática docente e discente, por intermédio das Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (NTDIC). Entre a manutenção do modelo broadcast (transmissão de conhecimento) e a adoção do modelo interativo (estar-junto virtual), muitos desafios têm de ser enfrentados.