+ Projetos de Pesquisa
PESQUISAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Orientadora: Profa. Dra. Janete Flor de Maio Fonseca
Pesquisa 1. História e memória de comunidades e movimentos populares na internet - PIBIC / CNPq
Pesquisa 2. A História Online: Analisando sites de conteúdo de História do Brasil - PIP / UFOP
Orientador: Prof. Dr. Milton Rosa (DEETE)
Orientando: Sérgio Ricardo Gaspar (DEGEP)
Curso: Bacharelado em Administração Pública - Polo de Jandira
Pesquisa 1. Políticas Públicas em Tecnologia e Inovação Farmacêutica no Brasil: Uma abordagem Schumpeteriana
Edital: 02/2013 - PIVIC-1S-2013/2014
Área: Ciências Sociais Aplicadas
Vigência: 01/04/2013 a 31/03/2014
Pesquisa 2. Política Farmacêutica Brasileira: Análise da Produção Estatal de Medicamentos
Edital: 12/2013 - PROBIC / FAPEMIG / UFOP
Área: Ciências Sociais Aplicadas
Vigência: 01/03/2014 a 28/02/2015
PROJETOS DE PESQUISA
Orientadora: Profa. Dra. Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende
Projeto 1. Portfolio de aprendizagem no ambiente virtual: metodologia, avaliação, conhecimento, inovação didática e criatividade
Projeto 2. Webfolio brincante: desvelando possibilidades
Projeto 3. Debatendo a educação do corpo e do movimento em ambientes virtuais
Coordenadores e participantes: Prof. Dr. Milton Rosa / Prof. Dr. Daniel Clark Orey
Projeto 1. Etnomodelagem: Um conceito de pesquisa para a etnomatemática e a modelagem
Linha de Pesquisa: Educação Matemática e Cultura
Início: 2011
Coordenadores e participantes: Prof. Dr. Milton Rosa / Prof. Dr. Maria do Carmo Domite
Projeto 1. Projeto de Pós-doutorado - USP: Explorando Sistemas de Conhecimento Matemático Local por meio da Etnomodelagem: As Abordagens Êmica, Ética e Dialética
Linha de Pesquisa: Educação Matemática e Cultura
Início: 01/10/2013 - Término: 31/03/2014
Coordenador: Prof. Dr. Daniel Clark Orey
Projeto 1. A Trilha da Matemática de Ouro Preto
Linha de Pesquisa: Etnomatematica, etnomodelagem
Ano: 2005 - Atual
Descrição: O projeto Trilha da Matemática (Math Trail) envia professores e alunos para fora das salas de aulas, para criar problemas que são baseados no que eles encontram no âmbito escolar ou no âmbito das comunidades. Em nossa trilha matemática, os alunos trabalharão em times. Eles documentarão o trabalho desenvolvido através de narrativas, fotografias, desenhos e mapas, que possui como objetivo, criar trilhas que comecem e terminem numa placa localizada numa das paredes do edifício escolar em que eles estudam. As trilhas se enredarão pelas ruas das vizinhanças de Ouro Preto, que conterão paradas em locais específicos, nos quais os alunos encontrarão exemplos de aplicação da matemática. Cada time elaborará um portfolio matemático de trilhas que poderá ser compartilhado com os pais e também com os demais alunos da escola..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: 25 da graduação
Participantes: Comunidade de Ouro Preto, alunos da UFOP e alunos e professores da rede pública municipal de Ouro Preto.
Projeto 2. The Algorithm Collection Project (ACP)
Linha de Pesquisa: Educação Matemática e Cultura
Ano: 1999 – Atual
Descrição: The Algorithm Collection Project (ACP) is Coordinated by Professor Daniel Clark Orey California State University, Sacramento The purpose of the Algorithm Collection Project is to collect and disseminate alternative algorithms in mathematical problem solving from all over the world. We are honored to have received a Pedagogy Enhancement Award for 2003-2004 from the the Center for Teaching and Learning at California State University. Currently, at this stage of the project, participants are gathering and studying the four basic operations (addition, subtraction, multiplication and division) in arithmetic. We are interested in the unique links between language and the algorithms we use to solve problems. Much of the data collected has been gleaned from interviews from newly arrived immigrant adolescent high school students to Northern California. The next stage of the Algorithm Collection Project will look at other aspects of classroom mathematics as done by teachers and students in many countries. We are extremely interested in learning how immigrants have learned and do the basic arithmetic operations of addition, subtraction, multiplication and division; Memorization of basic facts; Algebra; and Geometry.
Link: Please see at this link
Participantes: Alunos da California State University, Sacramento e alunos imigrantes da escola Encina Preparatory High School.
Projeto 3. Projeto Piloto: My 100m / Meu 100m / Mi 100m / मेरो 100m
Link: Acesse aqui o Facebook
Partipantes: Qualquer pessoa interessada (professores, alunos, pesquisadores, investigadores em modelagem e etnomatematica em diversos países do mundo.