Refletir sobre o ambiente escolar e as possibilidades em torná-lo um espaço educador sustentável a partir do estabelecimento e reconstrução das relações socioambientais entre a escola e comunidade;
Discutir e demonstrar a importância de considerar os aspectos culturais e de bem-estar para entender as relações com o meio ambiente;
Mobilizar a comunidade escolar, articulando os conselhos, assim como implantar uma Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA) nas escolas, como instrumento de gestão democrática e de planejamento participativo da transição para a sustentabilidade;
Estimular e conceituar estratégias para qualificar o tratamento da educação ambiental nos currículos, de forma transversal e interdisciplinar;
Estimular a escola a implementar e a participar de projetos que promovam a educação para a diversidade e a sustentabilidade;
Planejar uma intervenção na escola para transformá-la em espaço educador sustentável, possibilitando ser referência de sustentabilidade para as comunidades onde se insere;
Planejar, no caso de profissionais que não atuem diretamente no sistema de ensino, uma intervenção em estabelecimento ou processo referente a sua área de atuação que materialize os conteúdos de educação ambiental do curso possibilitando referencias de sustentabilidade socioambiental no território.