+ Formas de avaliação

A avaliação da aprendizagem entendida como um processo contínuo e sistemático, funcional e orientador dos objetivos educacionais propostos no curso, assim as atividades desenvolvidas pelos cursistas são acompanhadas e avaliadas de modo contínuo pelos tutores, professores e coordenação procurando compreender o processo de construção do conhecimento. Essa equipe se mantém em constante interação visando à troca de informações, à apreciação conjunta das dificuldades e à busca de soluções relacionadas aos desafios apresentados em cada componente curricular.

Devido à natureza interativa desse processo, o diálogo constitui base fundamental da avaliação, cabendo aos tutores/professores a iniciativa de proporcionar os estímulos e incentivos necessários ao desenvolvimento e avanços nessa prática pedagógica, respeitando e motivando o cursista, que é um parceiro ativo nessa interação, procurando assegurar do potencial de cada situação.

O desempenho do cursista poderá ser realizado por meio dos instrumentos avaliativos propostos dentro de prazos pré-estabelecidos para envio e finalizações.

Os instrumentos avaliativos propostos são atividades em momentos presencial e a distancia, com tarefas individuais (leituras, reflexões e produção de texto, registro em diário de bordo), tarefas em grupo (implantação/ revitalização da COM-VIDA, intervenções dentre outros); participação nas discussões em atividades de chats e fóruns propostos.

Três avaliações são fundamentais: uma avaliação presencial após ter finalizado 30% do conteúdo do curso; uma segunda avaliação não presencial após o término de 80% do conteúdo que analisa e avalia o pré-projeto de pesquisa e a última é avaliação do TCC.

O cursista não aprovado, na primeira avaliação, pode continuar desde que garanta um coeficiente de aproveitamento maior ou igual a 70% nas atividades da plataforma e 100% de frequência nas atividades presenciais.

Cursista que não aprovado no pré-projeto ou no TCC, garantindo o aproveitamento nas atividades propostas e frequência nos encontros presenciais, ao término do curso é certificado em nível aperfeiçoamento, como aprovado em curso de aperfeiçoamento.